A Vonpar adotou o MBSuíte, aplicativo móvel para gestão de vendas da MobilePeople.

Conforme o gerente de TI da Vonpar, Ricardo Nizoli, o módulo “Ação no Cliente”, por exemplo, agiliza a interação vendedor-cliente.

“Com este módulo o vendedor pode informar ao cliente, com apenas um clique, todas as promoções, ações e condições comerciais, disponíveis especificamente para ele”, afirma o gestor.

Além disso, segundo ele, o tempo que o vendedor leva para oferecer os produtos, capturar as solicitações do cliente, negociar e encerrar a venda, é muito menor em comparação com o sistema antigo.

O novo aplicativo também facilita a rotina dos cerca de 400 vendedores da Vonpar por meio da geração do acesso direto a tabelas de retaguarda, eliminando etapas passíveis de falhas.

A ferramenta também permite a geração de relatórios e acompanhamentos online, monitoramento das funcionalidades mais e menos acessadas, flexibilidade na sincronização dos dados e sincronização de qualquer ponto com acesso Wi-Fi ou redes de 2,5G ou 3G.

“No antigo sistema, precisávamos de dois servidores rodando dados durante toda a noite para gerar dados para os vendedores”, explica Nizoli. “Com o aplicativo da MobilePeople, conseguimos gerar os mesmos dados em 30 minutos, voltando a ter contingência neste processo crítico”, complementa.

Este não é o primeiro investimento realizado este ano em mobilidade pela Vonpar, que é a quarta maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil e distribuidora da Heineken no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Mais mobilidade
A companhia também adotou uma solução da BinárioMobile para facilitar o trabalho de 50 executivos envolvidos no processo de aprovação de pedidos.

A solução BES – BlackBerry Enterprise Server foi instalada em smartphones da RIM de metade dos gerentes e diretores da Vonpar que usam este tipo de dispositivo, todos das áreas Administrativa e Logística.

Com isso, os executivos passaram a realizar as aprovações a partir de qualquer lugar, viabilizando os pedidos de compras e requisições que rodam no ERP SAP utilizado pela distribuidora de bebidas.

“Tudo é feito de forma remota e com segurança, uma vez que o BlackBerry possui recursos de criptografia”, explica Anderson Rosa, coordenador de SAP da Vonpar.

O gestor detalha que esta foi apenas uma “primeira etapa” do projeto.

Em uma nova fase a ser iniciada em breve, além de requisições e pedidos de compras, os executivos poderão também aprovar remotamente realocações de verba, para controle orçamentário, e requisições de autorizações, num sistema de workflow customizado da franqueada.