A Huawei Technologies acaba de adquirir a participação de 49% da Symantec na joint venture Huawei Symantec Technologies, em uma transação de US$ 530 milhões.

A transação dá à Huawei propriedade total da Huawei Symantec, que tem sede em Hong Kong e foi estabelecida pelas duas empresas em 2008, com oferta integrada de soluções de segurança, armazenamento e gerenciamento de sistemas.

“A Symantec se torna um pilar fundamental para as soluções de TIC da Huawei, e a integração das tecnologias de segurança e armazenamento da joint venture com os produtos Huawei reforçará a companhia em computação em nuvem”, afirma Guo Ping, presidente adjunto da Huawei.

Já Enrique Salem, presidente e CEO da Symantec, destaca que a companhia sai da joint venture com retorno satisfatório sobre o investimento.

“Hoje, a China é um dos mercados da Symantec com mais rápido crescimento - cresceu 46% nos três últimos exercícios fiscais”, ressalta o CEO. “A expertise adquirida com essa iniciativa também resultou no nosso crescente negócio de appliances, com uma opção que reúne software de segurança e soluções de armazenamento em um equipamento fácil de implantar", completa.

O novo acordo está sujeito a aprovações regulamentares e, segundo ele, deve ser concluído no primeiro trimestre de 2012.

Depois disso, Huawei e Symantec continuarão cumprindo seus compromissos no âmbito dos acordos existentes da joint venture, garante o executivo.