Edmar Mesquita, presidente da recém criada Person

A HBSIS, de Blumenau, e o Grupo E&E Administração e Consultoria em Planos de Saúde, de Indaiatuba-SP, acabam de formar uma joint venture, criando a Person.

A nova empresa, focada em soluções para inteligência em saúde, vai fornecer um sistema integrado de informações para gestão de recursos humanos nesta área em empresas de diversos setores.

A ferramenta deverá atender a segmentos como medicina preventiva, saúde ocupacional, assistência de RH, operadoras de saúde, entre outros. Além disso, a companhia vai oferecer serviços de consultoria e assessoria.

"Existe um abismo entre o relacionamento do RH de uma empresa e a operadora de saúde contratada. Pesquisas mostram que a saúde é o segundo item mais dispendioso para as empresas, atrás apenas dos salários. Assim, qualquer real representa uma boa soma anual”, aponta o presidente da Person, Edmar Mesquita.

Para solucionar este gargalo, o executivo destaca a atuação da Person, por exemplo, na área preventiva. Segundo ele, muitas operadoras não se preocupam com a prevenção, uso indevido ou uso abusivo de serviços, já que, se houver diferença sobre os valores inicialmente contratados pelas empresas, estes serão repassados às contratantes.

"É aí que entramos, atuando com base em pesquisas, estatísticas e tecnologia na prevenção de doenças, diagnóstico da utilização do plano e definição de ações que devem ser executadas para melhorar o quadro financeiro do benefício", explica o presidente.

Outro campo de atuação da Person é relacionado ao benefício "farmácia", concedido por algumas empresas.

A solução da companhia integra todo o histórico de uso deste serviço, permitindo controle e confronto de dados, o que possibilita aos gestores de RH avaliar se há colaboradores usufruindo indevidamente da concessão de medicamentos ou descontos na compra destes.

Conforme o executivo, os principais clientes da Person serão empresas com mais de mil colaboradores, de qualquer ramo de atividade, em todo o Brasil.

Por meio da solução oferecida pela companhia, os clientes poderão acessar online informações processadas em uma plataforma unificada, relatórios analíticos e contar com recursos de controle, apuração de indicadores de saúde de cada colaborador, além da criação de programas específicos para cada demanda.

"Também haverá a apuração dos resultados desses programas, inclusive comparando com os dados existentes antes da criação dos mesmos", afirma Mesquita.

De acordo com o presidente, a meta da solução agregada aos serviços de consultoria e assessoria fornecidos pela joint venture é unir as empresas contratantes à suas operadoras de saúde, passando por todos os departamentos envolvidos.

E segundo o executivo, o acesso aos dados pela web é um diferencial com o qual a Person pretende conquistar a clientela.

"Nas concorrentes, as informações são exclusivamente impressas", destaca Mesquita.

Quem é quem
A HBSIS é especializada em soluções de TI para NF-e, outsourcing de service desk e desenvolvimento de sistemas, além de ferramentas para o setor de saúde, entre outros.

A carteira de clientes da companhia blumenauense conta com cerca de 300 nomes, entre os quais nomes como Unimed, Topmed, Ambev e OAB-SC.

Já a E&E presta assessoria na criação, gestão e diagnósticos de empresas que contratam operadoras de saúde, ou que desejam criar um plano de saúde próprio.