Grasiela Tesser

A NL Informática, de Caxias do Sul, está em busca de parceiros no Centro Oeste.

A empresa, que cresceu 30% em 2010 e este ano projeta aumentar o faturamento em 45%, não atuava com canais até o final do ano passado, quando iniciou a estratégia de alianças, que hoje resulta em parcerias comerciais, técnicas e de implantação no Sul.

Porém, segundo a gerente de Marketing e Comercial da NL, Grasiela Tesser, o Centro Oeste é estratégico, especialmente para as soluções de RFID em que a companhia vem trabalhando com aporte de R$ 500 mil recebido da Finep no ano passado.

“Uma de nossas apostas para 2011 será o RFID. Estamos investindo nesta tecnologia, que traz benefícios como diminuição no tempo e custo de inventário e agilidade nas atividades de logística, por exemplo”, afirma Grasiela.

Ainda conforme a executiva, o varejo também é muito dependente de soluções de automação baseadas na identificação por radiofrequência, já que trazem agilidade, confiabilidade e abrangência para suportar seus processos operacionais e de obtenção de dados para tomadas de decisões.

“Com o aporte da Finep, desenvolvemos um novo sistema de automação comercial com tecnologia de ponta totalmente integrado aos componentes de retaguarda e de RFID, que pode ser utilizado em funcionalidades variadas, como check-out, inventário, controle de perdas, distribuição, recebimento e controle de produção/facção”, explica a gerente.

Além disso, a NL investe na captação de novos parceiros para trabalhar as soluções de seu portfólio já consagradas junto a 80 clientes em todo o país – carteira que a companhia pretende aumentar para 92 em 2011 -, incluindo nomes como Lojas Marisa, Grazziotin, Top Internacional, Puras e Nutrinor, entre outros.

As ferramentas incluem o NLGV, para gestão de vendas.

Trata-se de uma solução de frente de loja que possibilita ao varejo de alto e médio giro atender aos processos de ponta a ponta, sem depender de vários fornecedores.

“Investimos, inclusive, em uma consultoria na área de varejo para garantir a aderência do produto”, comenta Grasiela.

Com a pesquisa, o NLGV ganhou novidades como a homologação dentro das regras do PAF-ECF (Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal) do governo federal, obtendo laudo sem nenhum tipo de anotação – o que equivale a dizer que cumpriu todas as regras da legislação.

Há, ainda, o NLGestão, ERP que é personalizado de acordo com as necessidades específicas de cada empresa cliente em tempo real.

A solução é modular e permite o controle de processos administrativos, financeiros, compras, vendas, contabilidade, logística etc.

Outra ferramenta oferecida pela companhia é o Lalur, que reúne softwares de cálculos fiscais, apuração de tributos e controle de planejamento tributário.

A solução é aplicável a todas as empresas tributadas pelo lucro real, que têm obrigação de, anualmente, prestar contas à Receita Federal por meio do Livro de Escrituração e Apuração do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social (Lalur) sobre seu lucro líquido.

Para atuar como parceiro da NL é preciso ter expertise em desenvolvimento de softwares de gestão de negócios.

“Oferecemos diversos tipos de parceria, entre elas comercial, técnica e de implementação”, finaliza Grasiela.