A Randon define até o final do ano a escolha de uma solução de gestão única para integrar as suas oito empresas controladas, que tiveram receita de R$ 814 milhões no primeiro trimestre de 2009.

Hoje o negócio está dividido entre o ERP Baan, da Infor, e uma solução Datasul em uso somente na Fras-le. “Nossa escolha ficará entre Infor, Oracle e SAP”, adianta Carlos Roberto do Nascimento, gerente de Tecnologia da Randon.

A busca do novo software de gestão é só a mais visível das mudanças em andamento na empresa, que unificou os departamentos de TI de todas as suas controladas no começo do ano.

Uma das alterações provocadas pela decisão é contratação do próprio Nascimento. O catarinense, com 20 anos de experiência em empresas como Bunge, Weg e Whirlpool, está em Caxias do Sul desde fevereiro.

Luiz Paulo Wenzel, que antes dirigia a TI da Randon Implementações, passou a ser coordenador de Soluções de TI, enquanto Vanderlei Antonio Três, que exercia o mesmo cargo na Fras-le é o coordenador de Tecnologia e Operação de TI.

Os cerca de 80 colaboradores de TI da companhia, a maior parte antes ligada à Randon Implementos ou à Fras-le, agora estão concentrados no mesmo local no bairro Interlagos, em Caxias. Os data centers das duas empresas também serão unificados.

De acordo com Nascimento, a relação com os fornecedores das oito empresas na área de TI não deve ser modificada. Internamente, deve ser preenchida ainda uma posição de coordenação na área de Relacionamento do setor de TI.

O profissional escolhido será responsável por coordenar a equipe de gerentes de contas que vai mediar o relacionamento das diferentes empresas com a TI.

“Precisamos de alguém que entenda da tecnologia e do negócio, além de ser bom negociador”, resume o gerente de Tecnologia, adiantando que é grande a possibilidade da posição ser preenchida pelo próprio quadro interno da Randon.

Comentário no Quentinhas
A disputa pelo contrato de ERP da Randon foi comentada pelo editor do Baguete, Maurício Renner, em post no blog Quentinhas. Confira a opinião do jornalista no link relacionado abaixo.