Vinícius Pessin

O UOL Host, unidade de serviços webhosting do UOL, acaba de inaugurar sua Loja de Aplicativos, que oferece software como serviço (SaaS) utilizando a estrutura de cloud computing. O projeto nasce em parceria com a Totvs e tem foco no mercado de pequenas e médias empresas.

Inicialmente, três versões do ERP da Totvs estarão à venda na nova loja, focadas na verticais de SMB indústria, saúde e varejo. Os preços iniciais das ferramentas variam de R$ 249 (saúde e varejo) a R$ 549 (indústria) por usuário, por mês.

A aposta no segmento SMB é motivada por estudos de mercado. Uma pesquisa do Sebrae, por exemplo, indicam que 60% das companhias de pequeno porte desaparecem antes dos cinco anos de vida devido à deficiência de gestão, problemas de competitividade e alta carga tributária.

Além disso, dados do Gartner revela que somente 7,8% das pequenas empresas possuem algum sistema de gestão empresarial para otimizar suas operações.

Com a oferta no formato SaaS, o UOL Host e a Totvs pretendem oferecer soluções de gestão a preços compatíveis com as condições do mercado SMB, devido à dispensa de investimento em hardware e licenças.

“Além das soluções da Totvs, a loja disponibiliza bancos de dados, servidores virtuais com sistema operacional Windows e Linux, blogs e microblogs corporativos, desktop virtual, CRM, e-learning, gerenciador de conteúdos e ferramentas de transmissão de vídeo, entre outros”, explica Gil Torquato, diretor Corporativo e de Relações Institucionais do UOL.

Apesar da parceria com a Totvs, a loja não irá oferecer somente softwares da companhia: a ideia é disponibilizar soluções de várias bandeiras, inclusive de pequenos desenvolvedores.

“Acreditamos que com o poder de distribuição do UOL e a rede de desenvolvedores afiliados construiremos a maior loja de aplicativos do Brasil”, destaca Vinícius Pessin, diretor do UOL Host.