A Paradigma, empresa de Florianópolis especializada em soluções para processos de negócios e relacionamentos eletrônicos, acaba de criar um Conselho de Usuários.

O conselho, formado por oito clientes, sendo quatro empresas privadas e quatro públicas, será responsável por estudar, sistematizar e indicar as prioridades para as sugestões de evolução e inovação da plataforma Paradigma WBC e-Procurement e do serviço ClicBusiness, portal de auto serviços que oferece um ambiente para a integração de comunidades e negociação eletrônica de insumos.

“Com essa iniciativa, iniciamos um novo período de organização do ciclo de desenvolvimento de produtos, trabalhando em cooperação sistemática com o mercado e buscando alinhamento com a demanda da base de clientes e as tendências tecnológicas”, afirma Andréa Boudeville, CEO da Paradigma.

Fazem parte do Conselho de Usuários da Paradigma: Ciser, Teka, Docol e Pró-Saúde, além de Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, Prefeitura Municipal de Piracicaba, Fiergs e Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC).

Foco regional
De olho no mercado gaúcho, a Paradigma também acaba de reforçar sua atuação no Rio Grande do Sul. A meta é no mínimo dobrar a carteira de clientes, que hoje fica em torno de dez nomes do porte de CEEE, Fiergs, Puras e Grupo DASS, além de elevar a participação regional para cerca de 15% ainda em 2010.

Para tanto, o foco está em atendimento local: a companhia acaba de estabelecer em Porto Alegre um gerente de Contas gaúcho para coordenar os negócios com pleno conhecimento de causa. Trata-se de Jean Eduardo Schuch da Silva, que traz no currículo nove anos de experiência em prospecção e venda de produtos e serviços de TI na Dell.

“Apostamos na soma da experiência com um profundo conhecimento das características e particularidades regionais”, explica Andréa Boudeville.

Segundo ela, os mercados-foco no Rio Grande do Sul seguirão sendo aqueles onde a companhia já possui seus maiores clientes no estado – governo, energia e indústria -, além de áreas como têxtil e metal-mecânica, onde a empresa tem forte atuação em outras regiões, como o Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

E não é só o estado que está na mira dos catarinenses: o Sul como um todo interessa à Paradigma. Tanto que, ainda este ano, a meta é abrir uma nova unidade própria em Curitiba.

Com a força da região, a meta da empresa é crescer cerca de 75% sobre os R$ 5,6 milhões faturados em 2009.

Exterior
Hoje, a Paradigma atende a cerca de 120 clientes em todo o país e no exterior, onde possui cases em Portugal, por meio de uma parceria com a Lógica, e na Colômbia, este via atuação direta. Há, ainda, negociações encaminhadas na América Central, mas por enquanto a empresa prefere não expandir as informações.