A mexicana Neoris acaba de inaugurar um Centro de Operações no Brasil.

Localizado em Alphaville, o centro reúne, em 600 m2. fábrica de software e de testes, além de serviços de gerenciamento de aplicações, com foco em SAP (ERP, portal, BI e CRM).

O espaço já conta cmo 150 colaboradores e a meta é contratar mais 400 ainda este ano.

De acordo com o presidente da subsidiária brasileira, Frederico Vilar, a meta é fazer com que a unidade represente um terço dos negócios mundiais da empresa até 2013.

Hoje, as unidades latino-americanas da companhia, localizadas no México, Colômbia, Chile, Brasil e Argentina, respondem por cerca de 50% do faturamento geral.

Conforme Vilar, o modelo de nearshore adotado no centro permite atuação interligada aos outros quatro espaços semelhantes mantidos pela Neoris em Rosário (Argentina), Monterrey (México), Madri (Espanha) e Budapeste (Hungria).

"Cerca de 90% dos serviços prestados a partir do novo centro serão destinados ao mercado doméstico, enquanto que 10% terão foco em clientes internacionais", explica o presidente.

O executivo revela ainda que nos últimos dois anos o faturamento da Neoris dobrou no Brasil, com projeção de crescimento de novos 100% este ano.

O faturamento local não é divulgado. Já a receita global fica em US$ 300 milhões.

Parceira global SAP, a Neoris pretende manter seu crescimento alicerçado nas soluções da fabricante alemã de software.

Soluções próprias também estão no foco, bem como o mercado de BI, que, segundo estudo da ConsultingCorp citado por Vilar, vai crescer 12,6% em 2011, em relação ao ano passado.

Mais pela frente
O presidente não divulga quanto a Neoris vai investir no país, mas os planos atuais e futuros não deixam dúvida de que se trata de muito.

Além do recém aberto centro de Barueri e das novas contratações pretendidas para a operação, a Neoris também projeta, para 2012, a inauguração de um outro espaço de outsourcing em Belo Horizonte.

O Rio de Janeiro também está na mira para abertura de outro centro, embora sem data definida.

Outro plano envolve o nordeste, onde a empresa já mantém alguns consultores e pretende instalar escritório próprio.

Prenúncio

O Baguete havia antecipado o anúncio de abertura do novo centro paulista da Neoris em maio, quando os planos para a operação foram anunciados pelo CEO da companhia, Claudio Muruzabal, durante apresentação no Sapphire, evento mundial da SAP realizado em Orlando.

"Nossa estratégia é sair dos grandes centros em busca de universidades de bom nível no interior", resumiu Muruzabal, na ocasião.

Empresa de TI da cimenteira mexicana Cemex, a terceira maior do mundo com faturamento de US$ 15,3 bilhões em 2010, a Neoris emprega 3,5 mil consultores em 20 escritórios no mundo.