A Teradata Corporation, especializada em data warehousing e soluções analíticas, lança um pacote de ferramentas para infraestrutura pública e privada em cloud computing.

O pacote inclui o Teradata Agile Analytics Cloud, misto de produto e serviço para infraestrutura em nuvem privada, e o Teradata Express, software focado em nuvens públicas disponível para Amazon EC2 e VMware.

“Agora os usuários podem construir data marts dentro das plataformas Teradata em questão de minutos, sem a necessidade de criar sistemas onerosos à parte”, explica Katia Kaskys, diretora da Teradata Brasil. “Os dados são acessados de forma direta, sem duplicação”, complementa.

Segundo a executiva, a ferramenta possibilita maior agilidade na análise de dados em função do recurso de gerenciamento de carga de trabalho a que vem atrelada, o que gera “a captação de ações de marketing com maior velocidade e precisão”.

Já o Teradata Express é uma versão gratuita do banco de dados Teradata que atende a necessidades de desenvolvedores e analistas. Integrado tanto a ambientes Amazon EC2 quanto VMware, o aplicativo suporta até 1 terabyte de dados.

“Com estas novas ofertas de cloud, entregamos a nossos clientes a facilidade de realizar testes nas plataformas Teradata ou de desenvolver ambientes a partir de investimentos menores”, resume Katia.