O Senai inaugura nesta sexta-feira, 17, um laboratório 3D focado em projetos para a área de petróleo e gás na Escola de Educação Profissional Senai Nilo Bettanin, em Esteio-RS.

O projeto tem cunho nacional e conta também com a participação do Senai da Bahia, por meio do 5º Edital de Projetos Estratégicos Senai, sendo o único laboratório do gênero nas regiões Sul e Sudeste.

O objetivo é desenvolver modelagem de equipamentos, tubulações, dutos, estruturas e suportes, até um novo aplicativo de criação de plataformas.

"Com o laboratório também será possível elaborar fluxogramas de processo com o uso de diferentes ferramentas que podem ser consolidados dentro de um único modelo, gerenciado no ambiente do PDMS (Plant Design Management System), que é uma ferramenta líder para projetos de plantas", afirma o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa.

Conforme o gestor, a aposta é no atendimento a demandas de empresas envolvidas em projetos para o pré-sal e o Programa Nacional de Mobilização Industrial do Petróleo.

"O laboratório em 3D possibilita trabalhos com ferramentas aplicadas pela Petrobras em todos os projetos e modernizações realizados em suas plantas, tanto on shore como em off shore, também utilizadas por empresas de engenharia que prestam serviços para o segmento petroquímico, papel e celulose, entre outros", finaliza Zortéa.