Tamanho da fonte: -A+A

A Salesforce.com, especializada em computação na nuvem, anuncia o Spring ’10, que traz novos recursos nos módulos Sales Cloud 2, Service Cloud 2 e Force.com.

A ferramenta, que já conta com mais de 67,9 mil usuários em todo o mundo, também ganhou uma interface mais amigável, segundo a fabricante.

Nas atualizações do Sales Cloud 2, aplicativo de vendas em nuvem da Salesforce, os novos recursos incluem ferramentas para representantes comerciais, cotações em tempo real com sincronização, integração com sistemas internos (como os de previsões e cadeia de suprimentos), além do serviço Mobile Lite, que permite acessar o Sales Cloud 2 e o Service Cloud 2 a partir de dispositivos móveis.
 
Já no Service Cloud 2, serviço de atendimento ao cliente da Salesforce.com, as novidades incluem interação com plataformas como Twitter, Facebook e Google.

Além disso, o serviço passou a contar com o Salesforce Answers, que permite às empresas iniciarem conversas com comunidades de clientes online por meio do Facebook, bem como acessar ferramentas para acompanhamento de direitos e contratos de serviço.

O Force.com, voltado à criação de aplicativos personalizados com velocidades até cinco vezes mais rápidas do que na versão anterior, também passou a fazer parte do serviço.

O Spring ’10 também traz Adobe Flash Builder, ambiente de desenvolvimento integrado para criação de aplicativos em nuvem que podem ser implantados nos usuários finais através do navegador, usando Adobe Flash Player, ou diretamente no desktop, por meio do Adobe AIR.

Outra novidade é o recurso de sites autenticados. Com ele, as empresas poderão operar sites públicos e privados autenticados na plataforma Force.com, ganhando em funcionalidades de segurança do usuário como autoregistro, filtragem de dados de perfil, entre outras.
 
O Spring '10 chega ao mercado em fevereiro de 2010.