A Cinq Technologies, empresa de Curitiba especializada no desenvolvimento de projetos de software, acaba de conquistar o CMMI Nível 3.

Agora, a companhia é uma das três organizações paranaenses a obter a certificação, ao lado de Sofhar e Cits.

O número de certificadas neste nível é o mesmo do Rio Grande do Sul, onde Datum TI, NTConsult e CWI são as contempladas. Já em todo o Brasil, o total chega a 16.

A empresa foi certificada pelo SEI (Software Engineering Institute), com avaliação do European Software Institute (ESI) e parceria, na área de adequação de processos e consultoria, do Arranjo Produtivo Local de Software de Curitiba, que reúne entidades como Assespro-PR, Sebrae-PR, Cits, Fiep e Tangelo.

O projeto envolveu, ainda, outras 16 empresas interessadas na busca por certificações – 12 no CMMI e as demais no MPS-BR.

A Cinq também foi apoiada pela prefeitura de Curitiba com o programa ISS Tecnológico, que complementou o orçamento obtido junto à ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

Conforme Aldir Brandão, um dos diretores da Cinq, todos os colaboradores da empresa participaram do processo de busca pelo CMMI 3.

“Além de atividades de comunicação, foram realizados treinamentos internos e externos, gincanas de mobilização e participações em workshops”, afirma ele.

Ainda segundo ele, com a conquista da novo certificação a estratégia da empresa passa a focar fortemente a internacionalização de todas as suas unidades de negócio.

Fundada em 1992, a Cinq é voltada ao desenvolvimento de projetos de software e tecnologia considerados de missão crítica (setores financeiro, aéreo, telecom, saúde, industrial e varejo, entre outros segmentos).

Além do CMMI, outra certificação que a companhia possui é a ISO 9001, desde 1998. Classificada pela consultoria KPMG como uma das seis empresas chaves de IT-BPO em Curitiba, a empresa ocupa, ainda, a 16ª posição na lista das 200 PMEs que mais crescem no Brasil, de acordo com pesquisa da Delloite/Exame 2009.