A Lavrale, de Caxias do Sul, já está colhendo os resultados pela implementação de uma solução de   CAD/CAM 3D da SolidWorks, implantada pelo canal local Max3D.

 
A companhia, uma divisão da Agritech Lavrale, empresa que pertence ao Grupo Stelide, um dos maiores do Sul na fabricação de implementos agrícolas e autopeças, agora demora 50% menos tempo para entregar um novo projeto.
 
A Lavrale fabrica toda uma gama de produtos como roçadeiras, trituradores, pulverizadores, cabines para tratores, enxadas rotativas e semeadeiras, entre outros.
 
Sete licenças do novo software foi implementado em 15 dias, período que abarcou o treinamento da equipe de sete profissionais composta por engenheiros, projetistas e designers e a instalação dos softwares e ajuste das configurações.
 
“Para explorar o talento individual de cada projetista e, ao mesmo tempo, alinhar as tarefas realizadas em grupo, era necessário adquirir um novo sistema”, explica André Amaral, coordenador da Engenharia de Produto da Agritech Lavrale – Divisão Lavrale.
 
Antes, a empresa funcionava com variados modelos de softwares de CAD, o que impedia uma perfeita integração entre os projetistas e os demais profissionais da área na opinião de Amaral. 
 
O coordenador de Engenharia aponta entre os principais benefícios a criação de apresentações finais com com “visualização perfeita do produto final”, facilitando o entendimento do cliente da Lavrale que encomenda um produto. 
 
“Levamos um protótipo virtual e não precisamos retornar várias vezes ao cliente com um novo projeto para ajustes”, explica Amaral. “Hoje em dia, o conceito de tentativa e erro já não tem mais espaço no desenvolvimento de soluções adequadas”, completa o coordenador.
 
Em uma segunda fase, que iniciou no primeiro semestre de 2011, a Lavrale portou ao CAD 3D SolidWorks também os projetos antigos. Essa migração tem previsão de conclusão até o final de 2012, quando toda a linha de projetos da empresa já deverá estar incorporada à solução.