A Cisco e a Citrix firmaram uma parceria focada no desenvolvimento e venda de soluções para virtualização de desktops e aplicativos para PCs, Macs, tablets, smartphones e thin clients.

A aliança também foca o mercado de datacenter, com soluções de infraestrutura para acelerar a implementação de serviços de cloud.

Assim, a oferta une a tecnologia Citrix XenDesktop, de virtualização de desktops, networking, datacenter, multimídia e terminais; com a infraestrutura e serviços de rede da Cisco.

Conforme Phil Sherburne, VP de Sistemas e Arquiteturas Corporativas da Cisco, os primeiros produtos resultantes da colaboração com a Citrix serão focados em “experiência multimídia de voz, vídeo e dados em desktops e aplicativos virtuais por meio do Cisco Intelligent Network”.

Com isso, segundo ele, gerentes de TI poderão oferecer a mesma experiência a todos os seus usuários, em qualquer dispositivo, a partir de qualquer lugar, comprovando um custo menor às empresas no uso de aplicativos, de sistemas e no armazenamento de dados.

Pela aliança, a Cisco também passa a dar suporte à tecnologia Citrix HDX, o que contempla
usuários das soluções Citrix XenDesktop e XenApp.

Nesta linha, uma solução da parceria já chegou ao mercado: o Cisco Wide Area Application Services (WAAS) otimizado para Citrix XenDesktop e Citrix HDX.

“O WAAS, solução aberta de espaço de trabalho virtual, agora aumenta o desempenho dos desktops e aplicativos virtuais, que trafegam por nossa infraestrutura de rede”, detalha Sherburne.

Colaboração entre terminais de vídeo, voz e mídia da Cisco, como o Cisco Virtual Experience Clients (VXCs) e o tablet corporativo Cisco Cius, e desktops ou recursos virtuais do Citrix XenDesktop, além do cliente universal Citrix Receiver, também é parte da parceria.