A Indra, empresas de TI da Europa e da América Latina, e a Nec Corporation, provedora em telecomunicações e serviços de TI, anunciaram o lançamento de uma solução cloud  focada em gestão de usuários, que permite virtualizar postos de trabalho ajustados às necessidades de empresas e com o menor investimento.

O modelo implantado é o Serviço de “Desktop as a Service” (DaaS), que oferece um mapa completo de funcionalidades para dar cobertura aos diferentes modelos de escritórios virtuais e aos serviços associados.

A solução pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo e conta com infraestruturas de hardware e de software integradas pela NEC, enquanto que os serviços de consultoria e operação, assim como exploração e hospedagem, são providos pela Indra.

O Centro DaaS lançado pela Indra e NEC possibilita que os escritórios pessoais passem da distribuição em cada posto, para a centralização em uma infraestrutura comum, virtualizada e protegida, reduzindo os custos de operação e manutenção, conseguindo uma renovação tecnológica permanente com um minimo investimento, segundo garantem as empresas.

“Estamos assistindo a uma rápida evolução na forma em que as pessoas acessam os conteúdos e aplicações, incluindo os de sua empresa. Para tanto, a parceria com a NEC é fundamental, no que tange o modelo cloud”, comenta Santiago Roura, diretor geral de Operações da Indra.

De acordo com as companhias, os benefícios operacionais promovidos pela solução foram redução de gastos e enfoque ao core de negócio.

A Indra conta com 36 mil profissionais e está presente em mais de 118 países. No ano passado, as vendas atingiram € 2,6 bilhões, e a atividade internacional correspondeu a 50%.

Já a NEC Corporation conta com 115 mil colaboradores e visa ampliar para US$ 5 bilhões as receitas até 2016, na América Latina.