A Diebold, especializada em sistemas de auto-atendimento integrados, adotou soluções da CA, em modelo on demand, para expandir a segurança e disponibilidade de seus dados.

“Ao invés de pagar pelo número de licenças contratadas, pagamos pela capacidade que precisamos. A segurança da informação é um ponto crítico para nós, precisávamos garantir que o sistema de backup funcionasse normalmente e não tivéssemos problema de licenciamento no meio de algum processo”, afirma Nelson Pereira, gerente de TI da Diebold.

Segundo ele, o modelo de projeto adotado permitiu traçar uma projeção do volume de armazenamento que a companhia precisaria para o próximo ano e contratar um pacote para tal capacidade.

A redução de custos foi outro atrativo do modelo: com o projeto, a Diebold encolheu gastos com gerenciamento do ambiente em torno de 30%, destaca Alexandre Lopes, executivo de Contas Corporativas da Brasoftware, empresa responsável pela implantação.

Para atender a tudo isso, a oferta escolhida pela Diebold foi a CA MCP (CA ARCserve Managed Capacity), que possibilita aos usuários acesso ilimitado a ferramentas como o CA ARCserve Backup, CA ARCserve D2D e CA ARCserve Replication and High Availability.

“Hoje, a companhia não precisa mais controlar cada porção do software, sua data de renovação e os custos associados a cada servidor, desktop, laptop, aplicações, dispositivos de rede, armazenamento da biblioteca de fita e PDA”, afirma Lopes. “Em vez disso, as licenças são compradas anualmente, recebendo as chaves de licença para o seu ambiente de TI de uma vez”, completa.

Já Daniela Costa, diretora de Canais da CA, recomenda o CA ARCserve Managed Capacity a clientes que precisam de total garantia da continuidade de negócios, como aqueles que têm ambientes em constante mudança devido à consolidação de servidores, virtualização, implementação de novos sistemas, além de empresas em momentos de expansão.

O cliente
A Diebold tem sede nos EUA e emprega 17 mil funcionários em mais de 90 países.

No Brasil, a empresa é a principal fornecedora de produtos para automação bancária, com 60% de market share, segundo dados próprios.

A sede local fica em São Paulo e atende a 15 bancos-clientes.

A companhia também fornece equipamentos para automação eleitoral, sendo responsável pela fabricação das urnas eletrônicas para as eleições de 1998, 2000, 2004, 2006, 2008 e 2010.

Os segmentos de indústria, comércio, governo e utilities também estão inclusos na carteira da Diebold, que atua, ainda, serviços como outsourcing, segurança, infraestrutura e suporte técnico.

O time da subsidiária brasileira fica em 3,2 mil colaboradores.

A parceira
A Brasoftware atua na revenda de software de fabricantes como Microsoft, Symantec, McAfee, Citrix, Adobe, Corel, Autodesk, além da CA, entre outros.

Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Nos últimos cinco anos, registrou crescimento superior a 20%/ano.

A carteira de clientes traz nomes como Petrobras, Claro, Editora Abril, Embratel, Serasa Experian e Electrolux, entre outros.