A Mozilla e a Telefônica Digital apresentam no Brasil a plataforma de desenvolvimento Open Web Device (OWD), voltada para celulares baseados em HTML5.

Segundo a empresa, a plataforma permite a implantação de funcionalidades similares às de smartphones em aparelhos com custo competitivo.

Na prática, todos os recursos dos aparelhos – como chamadas, mensagens, busca e jogos – serão desenvolvidos em HTML5 e executados por meio do navegador Firefox.
 
A arquitetura criada em conjunto pelas duas empresas tornará possível o desenvolvimento de aplicativos HTML5 por meio de APIs.
 
Na parceria, a Telefônica Digital, que já tinha realizado um protótipo do conceito, se uniu à Mozilla para integrar o projeto de tecnologia Web Boot to Gecko nos aparelhos, além de oferecer serviços para os usuários.
 
“Temos 90 milhões de clientes e a maior cobertura 3G do país. Vamos proporcionar a esses usuários a melhor experiência em apps móveis”, diz Pablo Larrieux, Diretor do Centro de Inovação da Telefônica|Vivo.
 
A Mozilla submeterá a plataforma ao World Wide Web Consortium (W3C), consórcio que define padrões internacionais para desenvolvimento na internet aberta.