A caxiense Procad comemora a migração de dois mil clientes de suas soluções em dois dias do lançamento de atualizações do portfólio para a plataforma Windows Azure, focada na computação em nuvem.

As atualizações foram lançadas em junho para os softwares Promob Plus e Promob Arch, variações da ferramenta carro-chefe da companhia e, conforme Tiago Buffon, coordenador de TI da empresa, chamaram a atenção da Microsoft.

“Seremos usados como case pela Microsoft Brasil na adoção desta tecnologia”, ressalta o executivo.

Agora, segundo o executivo, a Procad estuda a migração de outras soluções para o Azure, com meta de atualizar todos os softwares do portfólio para a plataforma da MS.

“Adaptadas para o Azure, nossas soluções garantem ganho de até 30% na velocidade da atualização dos programas”, garante Buffon. “Isso se deve aos múltiplos pontos de acesso que o Windows Azure fornece”, complementa.

O Azure é a plataforma da MS para execução de aplicativos e serviços com base em cloud computing.

O produto, voltado ao mercado corporativo, permite rodar os aplicativos na web e, portanto, não é vendido para ambiente desktop, mobile ou servidores.

“O contratante é quem paga pela tecnologia, na proporção do volume computacional utilizado”, explica o coordenador de TI da Procad.

Os ganhos, segundo o executivo, se dão, por exemplo, em consumo de  energia elétrica.

“Ao invés de lançar mão de um gerador próprio, o usuário conecta seu equipamento a uma rede pré-existente, alcançando economia que varia caso a caso”, detalha ele.

Especializada em software para ambientação virtual no segmento moveleiro, a Procad atende a mais de 12 mil clientes do setor, o que soma aproximadamente cinco mil usuários, entre marceneiros, arquitetos e decoradores, entre outros; num total de 60 mil licenças em 30 países.

A carteira de clientes inclui fabricantes e grifes de móveis modulados e planejados como Bomtempo, Criare, Dellano, Florense, Saccaro, SCA e Todeschini, entre outras.

Além da sede em Caxias do Sul, a Procad também possui filiais em Curitiba, Florianópolis, São Paulo e México.

A empresa também atua por meio de revendas autorizadas na Argentina, Espanha e Portugal.