Tamanho da fonte: -A+A

A Sonda IT lança o pw.CE Novoex, solução que, conforme divulgado pela companhia, é o primeiro software do mercado disponível para empresas enquadradas na obrigatoriedade imposta pelo novo módulo do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

O Novoex entra em vigor a partir de 15 de março. O módulo migrou da plataforma do Sisbacen - Sistema de Informações do Banco Central para a do Serpro, transição que gerou novas obrigações para o mercado de exportadores.

“A transição gerou o impacto da necessidade legal de os exportadores atualizarem suas soluções de software, mantendo-se em dia com a legislação”, explica o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonda Software, Eduardo Borba.

WEG já é cliente
Um dos clientes da nova solução é a catarinense Weg, que já era usuária do Sonda pw.CE há quatro anos.

“Com a nova tecnologia, obtivemos redução no tempo de transmissão dos registros de exportação, que tem elevado número de anexos, otimizando o tempo de geração da documentação de exportação”, comenta Marcos Luis Kretzchmer, responsável pela implementação da solução na empresa de Jaraguá do Sul.

A modernização do Siscomex foi necessária, conforme Borba, devido ao “expressivo aumento das exportações brasileiras nos últimos anos” e ao surgimento de novas tecnologias, que deixou em defasagem o módulo anterior.

Agora, o pw.CE Novoex, integrado ao tradicional software de comércio exterior Sonda pw.CE, torna-se a única tecnologia homologada oficialmente pela SAP na América Latina como parte integrante de seu ERP para atender à demanda dos exportadores.

A nova solução da Sonda é desenvolvida com base nas funcionalidades de registros nativas do pw.CE, atendendo a especificações do Serpro, e permitindo que o processamento das informações de exportação sejam extraídas de maneira online do SAP.

“A nova solução também minimiza oscilações dos ambientes de internet por não usar browser para simular um usuário no upload e consulta dos registros”, pontua o coordenador do produto pw.CE da Sonda, Alexandre Gera.

Segundo o executivo, o pw.CE Novoex é indicado para empresas dos segmentos alimentício, de aços, eletrodomésticos, motores elétricos, papel e celulose e de óleo e gás.

“Já atendemos às necessidades de clientes atuais. O próximo passo é adaptar a solução para outros exportadores que terão esta obrigatoriedade selada”, finaliza Borba.
De origem Chilena, a Sonda está presente em nove países.

No Brasil, atua há 20 anos, com seis mil colaboradores e mais de 800 clientes ativos.

A organização opera através de três empresas: Sonda Procwork, Sonda Telsinc e Sonda Software, responsáveis pelas ofertas de serviços de TI, plataformas e aplicações, respectivamente.

Há, ainda, a unidade de negócios Sonda Kaizen.