A Cloud Security Allliance (CSA) lança nesta quinta-feira, 21, durante o a 19º edição do CNASI, em São Paulo, o Guia Prático do Cloud Computing.

A versão em português do Guia será apresentada pelo capítulo brasileiro da CSA, uma associação sem fins lucrativos criada em 2008 nos Estados Unidos para promover o uso de boas práticas para segurança na nuvem.

O gaúcho Leonardo Goldim, presidente da CSA Brasil e membro Certification Board da CSA, será o responsável por apresentar o Guia e mostrar as maneiras mais eficientes para adotar a computação em nuvem nas organizações.

O guia está dividido em três seções. A primeira aborda os conceitos da computação em nuvem, a segunda, trata de governança; compliance e gerenciamento de risco, e a terceira fala do lado operacional, enfatizando aspectos como gerenciamento de acesso, virtualização, criptografia, segurança das aplicações na nuvem, entre outros.

"O objetivo do Guia é dar embasamento para as companhias que queiram atuar com Cloud Computing, pois demonstra os quesitos que têm de ser observados para a adoção desta nova tecnologia. No Brasil, o Guia vem cumprir a expectativa de muitas empresas de migrar seus processos para a nuvem de forma eficiente e segura", avalia Goldim.

Em junho desse ano, Goldim fundou o Capítulo Brasileiro da CSA em Porto Alegre, tornando o Brasil o segundo país a ter presença local da entidade, juntamente com a Espanha.