A Prefeitura de Chapecó, cidade a 555 km de Florianópolis, reduziu em 50% o consumo de energia com a adoção de um projeto de virtualização de servidores desenvolvido pela CBA Informática com soluções IBM.

A virtualização também ampliou em 40% o desempenho dos sistemas utilizados pela gestão municipal, conta o diretor de TI da prefeitura, Sinval Ricardo da Rocha,

“Hoje, é possível ampliar as operações sem a necessidade de adquirir novos equipamentos, pois as máquinas virtuais compartilham recursos como memória, disco e CPU”, comemora ele.

Além disso, todo o parque virtual passou a ser gerenciado a partir de um sistema centralizado, o que facilita o trabalho dos administradores da TI da prefeitura.
 
O projeto envolveu a aquisição de um servidor Blade Center E System x com lâminas HS22, além de software VMware para virtualização.
 
Rocha explica que um dos desafios do projeto era a migração dos dados e sistemas de forma segura e com o menor tempo possível de parada.

“Todos os servidores físicos da prefeitura migraram para o novo parque”, conta ele. “Agora, é possível transferir as operações automaticamente se for necessário, sem nenhuma intervenção de usuários”, conclui.

Esta característica, segundo ele, elimina a necessidade de reconfiguração e o retorno de backup para um novo dispositivo.
 
O contrato incluiu, ainda, a aquisição de um Storage IBM DS5020, com 8GB de memória em fibra ótica, com funcionalidades de gerenciamento do sistema de dados e de segurança da informação.

Já na estrutura de backup foi instalada uma unidade de armazenamento em fitas Library TS3200, que possui um robô para a troca automática das fitas, além de etiquetas de código de barra para identificação.

O sistema de recuperação de dados possui, ainda, servidores que realizam cópia de toda a estrutura por meio de fibra ótica e o armazenamento de forma segura.

Localizada no Oeste catarinense, a cidade de Chapecó tem população de 186.336 habitantes, segundo dados do IBGE de 2011.

É a sexta cidade mais populosa do estado e a quinta de maior PIB per capita - R$ 24.966,83, também conforme o IBGE.