A Symantec divulga o relatório State of Data Center 2010.

Em seu terceiro ano, o estudo identificou que as empresas de médio porte (entre 2000 e 9.999 funcionários) estão mais propensas a adotar tecnologias como a computação em nuvem, deduplicação, virtualização e proteção de dados do que as pequenas e grandes corporações.

Nas médias, a taxa de adoção destas tecnologias fica entre 11 e 17% a mais do que nas pequenas e grandes.

Além disso, os data centers das empresas de médio porte demonstram maior nível de atividade, com mais gerentes de TI prevendo grandes mudanças, bem como aquisição de novos aplicativos ao longo de 2010.

Mais: a pesquisa identificou que as médias companhias dão mais importância à equipe e ao treinamento do que as pequenas e grandes organizações.

O estudo, realizado em novembro de 2009 com 1.780 gerentes de data centers em 26 países, incluindo Brasil, também revela que as principais preocupações dos gerentes de data centers incluem o aumento da complexidade e do número de aplicativos.

A maioria das empresas possui dez ou mais iniciativas para data centers classificadas como importantes e 50% espera mudanças “significativas” em seus data centers no decorrer de 2010.

Além disso, metade das companhias ouvidas afirmou que o número de aplicativos tem crescido rapidamente, enquanto 50% dos entrevistados destacou ser “difícil e caro” atender aos padrões relacionados a níveis de serviço (SLAs).

“Um terço de todas as empresas diz que a produtividade da equipe acaba reduzida graças ao elevado número de aplicativos. O aumento contínuo dos dados também é uma das razões para que a complexidade seja cada vez maior, fazendo com que 71% das organizações considerem tecnologias para a redução de dados como a solução de deduplicação”, informa o estudo.

O relatório destaca, ainda, que segurança, backup, recuperação e proteção contínua de dados serão as iniciativas prioritárias das empresas, na área de TI, em 2010, chegando a ficar à frente da virtualização, com 83% das preferências.

Contratações também estão no foco das empresas. Entretanto, metade dos entrevistados revelou notar “falta de mão de obra qualificada” no mercado, com dificuldade para encontrar “funcionários que se encaixem dentro do perfil desejado e do orçamento”.

Com isso, 76% das empresas continuam em 2010 com as mesmas vagas de emprego abertas em 2009.

Recomendações
A pesquisa da Symantec também traz recomendações para prevenir e solucionar os problemas relacionados a data center identificados pelo estudo.

Confira:

- Implementação de software com suporte para ambientes heterogêneos e a eliminação de ilhas de informação são particularmente importantes para empresas de médio porte em processo de adoção de novas tecnologias, pois com isso é possível reduzir a complexidade dos data centers.

- As organizações devem implementar tecnologias de deduplicação com a finalidade de eliminar dados redundantes e reduzir os custos de armazenamento e rede.

- Os administradores de data centers precisam gerenciar o armazenamento por servidores heterogêneos de maneira que consigam otimizar os recursos existentes com o objetivo de parar de comprar espaço de armazenamento.

- O teste dos planos para a recuperação de desastres não tem um custo baixo  mas, se não for feito periodicamente, pode afetar significativamente os negócios. As empresas devem aprimorar os testes para aumentar o nível de sucesso dos mesmos e implementar métodos que não interrompam as atividades.  

- As organizações devem implementar uma plataforma unificada para a proteção de máquinas virtuais e físicas a fim de simplificar a gestão das informações.