IBM: cidades menores para pegar as pequenas

21/06/2011 16:34

A IBM projeta aumentar em três dígitos as vendas no segmento SMB em 2011.

Para isso, a estratégia se baseia em soluções baratas, é claro, mas não só: um dos principais pilares é a capilarização do atendimento, com foco fora dos grandes centros.

Joaquim Campos

Tamanho da fonte: -A+A

A IBM projeta aumentar em três dígitos as vendas no segmento SMB em 2011.

Para isso, a estratégia se baseia em soluções baratas, é claro, mas não só: um dos principais pilares é a capilarização do atendimento, com foco fora dos grandes centros.

No Sul, por exemplo, o plano – voltado a clientes com infra de TI entre 05 e 150 servidores - já se demonstra pela captação de cerca de 20 parceiros não só nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, mas também em localidades como Caxias do Sul, Joinville e Londrina.

E vai ainda mais longe, segundo Joaquim Campos, executivo da unidade Tivoli Sofware da IBM, que concentra as ofertas para o segmento de pequenas e médias.

“Em breve, pretendemos conquistar mais parceiros na Serra Gaúcha, Passo Fundo, Pelotas, Londrina, Cascavel e Joinville, entre outras cidades”, ressalta o executivo.

Timão
Em todas as regiões do país, segundo ele, já são mais de cem parceiros, com meta de aumento do time nos próximos meses.

O portfólio
Quanto à oferta, as vedetes são lançamentos feitos há cerca de um mês, como o Fast Back, solução para armazenamento e backup que sai a partir de R$ 1,3 mil, e os appliances virtuais Smart Business, que focam service desk e gerenciamento de sistemas no formato “in a box”.

Da compra ao uso, 20 vezes mais rápido
Os appliances virtuais combinam a oferta de equipamento com software pré-parametrizado, operacional e ativo.

“Com isso, o tempo entre a implantação e o uso pelo cliente final, que pode chegar até dois meses em soluções destas áreas, cai para até três dias, em alguns casos”, garante Campos.

Outra solução focada no SMB é um serviços de gerenciamento de endpoints, focado em desktops, notebooks, iPads, smartphones e outros equipamentos afins.

Capacitação

As empresas interessadas em atuar como parceiras da IBM na estratégia focada nas PMEs não precisam ter expertise nas soluções Tivoli nem já ter qualquer tipo de aliança com a Big Blue: basta ter conhecimento e credibilidade nos mercados locais, além de uma boa estrutura de recursos humanos.

O treinamento, a IBM dá.

"Qualificamos os novos canais nas soluções desta vertical tanto via web quanto presencialmente", esclarece Campos.

Em agosto, por exemplo, mais de dez cidades receberão, simultaneamente, treinamentos nesta linha, que serão ministrados em universidades locais, ainda a serem divulgadas.

Veja também

IBM quer incentivar leasings

A IBM quer ampliar o uso do leasing como ferramenta de compra de tecnologia.

O movimento para estimular a modalidade de financiamento será feito via canais, na esteira do programa de regionalização que levou a multinacional a sair das capitais e abrir filiais em cidades como Joinville, Londrina, Passo Fundo e Pelotas nos últimos meses.

IBM lança site focado em canais
A IBM Brasil lança hoje, dia 24, um portal dedicado ao relacionamento com seus parceiros de negócios. 
 
O site “Canais Brasil” simplifica o contato entre a companhia e suas revendas, unificando os conteúdos voltados a elas em um único meio virtual. 
 
IBM certifica Plusoft em saúde e varejo

A Plusoft, especializada em ferramentas para contact center e CRM, acaba de se tornar o primeiro parceiro de negócios da IBM no Brasil certificado para as áreas de saúde e varejo da fabricante norte-americana.

A certificação homologa os profissionais da companhia brasileira a integrar as soluções Plusoft aos recursos dos softwares IHIF (IBM Health Industry Framework) e IRIF (IBM Retail Industry Framework), com chancela do próprio laboratório da Big Blue.

InterCompany: regionais e IBM ampliam ganhos

A InterCompany, integradora com sede em São Paulo, apostou na expansão regional para fomentar os negócios no último ano.

A companhia, que já atendia à região metropolitana e cidades do interior paulista como Campinas e Sorocaba, abriu escritórios em Curitiba e Uberlândia e, com isso, obteve nas novas praças 15% do aumento de vendas de 2010, que resultou em R$ 30 milhões.

O resultado impulsionou o faturamento total da companhia, que fechou o ano passado com 21% de alta sobre 2009.

Unisc: blades IBM para flexibilizar TI

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está investindo em blades da IBM para reforçar e flexibilizar sua infraestrutura de servidores, com parceria da TechDec.

Segundo Hilton Dias, coordenador de informática da instituição, economia e agilidade na reposição de servidores possível com os blades é a principal vantagem.

IBM reforça atuação em business analytics

A IBM preparou um conjunto de soluções de Business Analytics (BA) para médias e grandes empresas que possibilitará reduzir os ciclos de planejamento de negócios em até 75%.

Brastorage quer R$ 8 mi em IBM no RS

A Brastorage, empresa paulista especializada em soluções e serviços de infraestrutura de TI, quer fomentar seus negócios no Rio Grande do Sul, onde tem unidade desde fevereiro de 2010, ano em que a regional respondeu por 30% do faturamento da companhia.

Este ano, a meta é obter crescimento de 50% nos negócios da filial, ampliando a carteira de clientes dos atuais 20 para 50.

Apex acelera estudos com IBM SPSS

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) adotou a solução IBM SPSS Statistics para aprimorar seus estudos estratégicos.

Com a ferramenta de análise estatística, a Apex pretende otimizar o cruzamento de grandes volumes de informações para estudos estratégicos, além de implementar novos tipos de análises.

Segundo o organismo, pesquisas que demoravam semanas para ser concluídas, são feitas em horas.

IBM tem novo gerente na AL

A IBM anuncia a nomeação de Elly Keinan como seu novo gerente geral da América Latina.

No cargo, o executivo será responsável por liderar a estratégia de expansão da companhia, além de coordenar o desenvolvimento de recursos humanos nos 20 países que compõem a IBM América Latina - desde o México até a Argentina.

Keinan substitui Rogerio Oliveira, que liderou as operações da IBM na região durante os últimos quatro anos.

IBM leva estrangeiros a ONGs de Salvador

Desde a última segunda-feira, 09, 10 funcionários da IBM vindos da Itália, Alemanha, Rússia, Hungria, Japão, Malásia e Estados Unidos estão em Salvador para realizar  trabalhos voluntários em organizações baianas que atuam no terceiro setor.

O projeto, denominado Corporate Service Corps, faz parte de um programa mundial da IBM que tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento socioeconômico de países emergentes.
 

GFS: R$ 1,5 mi em hardware IBM

A brasiliense GFS Software acaba de investir  R$ 1,5 milhão em dois novos  hardwares IBM, uma CPU z196 e um storage DS8100.

Com a nova aquisição, a empresa aumentará em 600% a capacidade de processamento, e em 25 vezes o espaço em disco, além de poder distribuir esse espaço entre as plataformas abertas e mainframe.

Ações da IBM têm máxima histórica

As ações da IBM atingiram recorde de alta nessa quarta-feira, 09, após anúncio dos planos da empresa de dobrar o lucro até 2015.

O salto dos papéis da IBM foi de 3,3%, para US$ 167,72, maior nível histórico ajustado após desdobramentos de ações, depois que analistas aumentaram o preço-alvo dos papéis. Na véspera, a empresa reafirmou sua ambiciosa meta de lucros para 2015.

TIC: 105 oportunidades para SMB com a Copa

As micro e pequenas empresas de TIC do país têm tudo para lucrar com a Copa do Mundo de 2014.

É o que revela um estudo encomendado pelo Sebrae à FGV segundo o qual das 448 oportunidades de negócio que o evento gerará para o SMB brasileiro, 105 serão para a área tecnológica, com destaque para desenvolvimento de softwares, projetos e assistência técnica, manutenção e suporte.

Intel:TIC para dar competitividade ao SMB

A Intel anuncia o lançamento do Kit de Competitividade Tecnológica para Micros e Pequenas Empresas Brasileiras.

A novidade resulta de uma parceria da empresa com Itautec, Embratel, Google e Itaú para oferecer capacitação, linhas de financiamento e ofertas para a aquisição de equipamentos, produtos e serviços de TI pelo SMB.

UOL MS Exchange na nuvem para PMEs

O UOL Host e a Microsoft anunciaram nessa semana uma nova modalidade de serviços de correio eletrônico para pequenas e médias empresas e profissionais autônomos.

Chamado de UOL Host Exchange, a nova oferta da Loja de Aplicativos do UOL é uma solução baseada em nuvem que facilitará o gerenciamento dos e-mails por parte dos usuários e terá suporte técnico em português por preços a partir de R$ 9,49 ao mês.

America Net: pacotão de fone e web para PMEs

A America Net, operadora de telefonia para o mercado corporativo, acaba de lançar o Intervoice, uma cesta de serviços com telefonia fixa e internet voltada às pequenas e médias empresas.

O pacote de serviços é oferecido por meio da rede de fibra óptica da Ameirca Net, contendo Internet dedicada de 1 a 8Mbps, telefonia fixa e de longa distância, pelo código 85, com opções de quatro, oito, 15 ou 30 linhas disponibilizadas.

Lenovo quer 15% de PMEs no RS

A unidade brasileira da chinesa Lenovo quer chegar a março de 2012 com 15% das PMEs do Rio Grande do Sul na carteira de clientes.

Para isso, iniciou nessa semana um esforço de capitação de novos usuários.

Hoje, a empresa tem entre 7% e 8% das companhias gaúchas, revela Joarez Bertholdo, diretor de canais na Leonovo Brasil. Segundo o executivo, a Lenovo calcula entre 500 e 600 o número de PMEs no estado.

HP lança portfólio para PMEs

Foi lançado na semana passada, pela HP, uma linha de equipamentos voltados para o mercado corporativo com foco nas pequenas e médias empresas (PMEs).

Apesar só foco, os novos computadores também atendem grandes corporações, diz a fabricante.

Segundo o site CRN, a expectativa de Fabiano Takahashi, diretor da unidade de negócios de comercial do grupo de computação pessoal da empresa espera que a nova linha cresça acima da média de mercado.

CCDE: portal comercializa solução para PMEs

A paulista CCDE, que oferece serviços de gestão do ciclo de vida de documentos fiscais eletrônicos, lança um portal para comercializar soluções direcionadas às PMEs.

A partir do site, as companhias podem adquirir ferramentas online de armazenamento e gestão de NFe.

TIM lança planos exclusivos para PMEs

A TIM está lançando três serviços Business Class direcionados ao mercado das pequenas e médias empresas, para suprir as necessidades de conectividade do segmento.

Os planos oferecidos são TIM Empresa Mundi 400, Liberty Empresa 400 e Liberty Web. Todos com serviço de voz e de dados, permitindo conexão ilimitada à internet.