A Chesf - Companhia Hidrelétrica do São Francisco, empresa pernambucana de distribuição de energia elétrica, fechou contrato de prestação de serviço com a Imagem, especializada no mercado de SIG - Sistemas de Informações Geográficas.

O objetivo da parceria era obter uma nova solução de GIS para desenvolver uma aplicação sobre plataforma ESRI.

A companhia já utilizava soluções GIS, mas de maneira departamental, o que demandava esforço da TI para gerenciar contratos de renovação de suas licenças, além de dar margem ar possibilidades de compras duplicadas, dados redundantes e informações em diferentes níveis de atualizações.

Com a decisão de adquirir uma plataforma de GIS corporativa, a Chesf passa a dispor de uma plataforma robusta que permite o compartilhamento de informação a partir do acesso ao banco de dados corporativo.

 “A ferramenta unificada facilita a gestão da informação provendo dados atualizados e consistentes. Conseguimos a padronização, aumento da produtividade e a objetividade nos processos de analisar e prover respostas que envolvam questões geográficas”, comenta Gustavo Dias, diretor comercial da unidade de negócios da Chesf.

A primeira fase o processo, iniciada este mês, visa a aquisição das ferramentas necessárias para o desenvolvimento do GIS Corporativo, abrangendo aquisição de software desktop, web e móvel.

Na próxima etapa serão implantados linha de treinamentos para a formação dos diferentes níveis de usuários, trabalhos de modelagem e carga dos dados e desenvolvimento de uma aplicação web para compartilhar as informações.

Criada em 1945, a Chesf atua no mercado nacional e no exterior.  No Brasil, sua linha de transmissão atinge mais de 18 mil km, sendo 40% na região Nordeste, 40% no Sudeste e Centro-Oeste, 15% no Sul e 5% no Norte.