O Grupo Tracbel, distribuidora de equipamentos pesados para segmentos de mineração, construção, colheita florestal e agribusiness, acaba de terceirizar seu help desk e gestão de ativos com a Sonda IT.

A empresa, que representa marcas como Volvo, Massey Ferguson e LogMax, descontinuou seu modelo de IT Service Management, caracterizado como body shop, pelo full outsourcing de TI.

“Na prática, os profissionais de TI que antes eram geridos pela própria organização e alocados por uma prestadora de serviços, passam a ser contratados e gerenciados pela Sonda IT”, conta o diretor de tecnologias e sistemas da companhia, Roberson Barros.

O projeto ainda está em fase de implementação, com go live previsto para  meados de outubro, quando irá englobar o gerenciamento de todo o ciclo de vida do parque de equipamentos de informática da companhia.

A gestão vai abranger desde o planejamento para aquisição, solicitação, recebimento do equipamento, instalação, movimentações e descarte.

Ao todo, 650 máquinas, entre notebooks, impressoras e desktops espalhados por 25 filiais do grupo serão suportados pela Sonda IT.

“A partir do momento em que todo o processo for implementado, a gestão correta dos ativos proporcionará melhor controle dos equipamentos, possibilitando fazer projeções e tomar decisões que trarão economia”, afirma o gerente Comercial da Sonda IT, Eduardo Bartolozzi.

Também responsável pelo service desk da distribuidora, a Sonda vai gerir o recebimento de ocorrências de primeiro nível no ambiente de trabalho da Tracbel quanto ao uso de sistemas operacionais, bancos de dados e hardwares.

“Esse controle aumentará o gerenciamento dos incidentes, requisições e seus respectivos impactos”, destaca ele.

A Sonda IT vai fornecer, ainda, uma operação no modelo de SLA, com suporte técnico local especialmente para a estrutura localizada em Contagem-MG.

De acordo com Barros, a terceirização da gestão de ativos vai ampliar os níveis de governança da Tracbel em relação a seu core business.

“É um modelo que melhora o atendimento ao cliente final. Mesmo em andamento, já nos ajudou a conquistar o título de Melhor Revenda de Máquinas e Insumos do Brasil no triênio 2009-2011 no anuário Maiores e Melhores da Exame”, destaca o gestor.