Com um investimento da ordem de R$ 80 milhões, a Copel - Companhia Paranaense de Energia deu início a um projeto de modernização de sua gestão comercial.

Dentre as ações está a substituição do sistema de billing pela solução da Elucid, com o objetivo de otimizar as operações internas, de atendimento e serviços de campo.

A ideia é finalizar esta parte do projeto em janeiro de 2011.

Com a substituição do billing, a Copel também espera melhorar as operações internas de faturamento, arrecadação e cobrança.

“O novo desenho dos processos proporcionou uma importante redução do tempo do fechamento contábil da Copel. Atualmente, a operação leva cerca de 15 dias após o fechamento do mês. Com a nova ferramenta, a expectativa é que esse prazo caia para apenas dois dias”, projeta Elon Carlo Valério, coordenador de TI da empresa energética.

Já para os clientes, segundo ele, as novas ferramentas trarão avanços no atendimento como a redução no tempo de resposta aos chamados, além da eliminação de possíveis falhas nos cadastros.

Atualmente, a Copel atende a cerca de três milhões de consumidores, cobrindo 98% o estado do Paraná.

“Quando o projeto for concluído, completaremos uma etapa decisiva na evolução de nossa gestão, integrando todos os principais processos de negócios, centrados na transmissão e distribuição de energia elétrica e de telecomunicações”, finaliza Valério.

Nona maior consultoria de informática do Brasil, de acordo com o Balanço Gazeta Mercantil 2008, a Elucid tem sede em São Paulo e fechou 2009 com crescimento de 20%, atingindo R$ 120 milhões de faturamento.

Para 2010, a meta é crescer 30%, apostando em soluções de mobilidade e projetos de consultoria.