Tamanho da fonte: -A+A

A nova versão do sistema operacional da Microsoft deverá ter uma app store (central de distribuição de softwares), a exemplo do que já acontece na plataforma Apple e algumas distribuições Linux.

Não há um anúncio oficial do recurso.

No entanto, o nome App Store, dado a uma das equipes de desenvolvimento do Windows 8 levanta suspeitas de que a empresa adotará o modelo no sistema operacional mais utilizado do planeta. Caso se confirme, a app store da Microsoft representaria uma mudança radical no Windows.

As app stores aposentam o “software de caixinha”, em que uma mídia física – CD ou DVD – traz os códigos para a instalação do programa no computador.

Além disso, as app stores são o modelo atual utilizado nas plataformas móveis, tanto para smartphones quanto para softwares, o que permite uma convergência de programas e conteúdos para usuários que usem plataformas da mesma marca em dispositivos múltiplos.

Na verdade, antes de existir uma app store específica para o Mac OS X, foi o iOS, plataforma do iPhone e do iPad, quem estreou, e popularizou, a ideia.

Pelas centrais, basta selecionar um programa de uma lista, clicar (pagar, nos casos em que há cobrança) e aguardar a instalação.

O Windows 8 é esperado para 2012, com suporte para PCs e tablets.