A Trend Micro, especializada em segurança em virtualização, foi indicada pela IDC como líder do mercado mundial de segurança de servidores corporativos, com market share de 22,9%.

Conforme o relatório "Worldwide Endpoint Security 2010-2014 Forecast", que contém as projeções da IDC para 2010 a 2014 no setor de segurança de endpoint em todo o mundo, a receita com vendas globais desta área cresceu 13,2% no terceiro trimestre deste ano.

Com a participação de servers virtualizados crescendo a uma taxa anual de 14% de 2009 a 2014, a IDC espera que essa expansão continue nos próximos quatro anos, devido à crescente adoção de data centers neste modelo especialmente por empresas de regiões emergentes.

"Com a consolidação dos data centers juntamente com o crescimento da virtualização, VDI e aplicações de computação em nuvem, cada vez mais os dados estão se movendo para esses ambientes", afirma Eva Chen, CEO da Trend Micro. "Não importa se as máquinas são físicas, virtuais, dentro do data center corporativo, ou em nuvem: os dados precisam estar seguros", avalia.

No relatório, a IDC define a categoria de segurança com servidores como soluções que incluem antimalware, firewall de desktop e detecção e prevenção de intrusão no host desenhadas para manter a integridade dos data centers.

Essas soluções protegem principalmente o sistema operacional dos servers para garantir que não executem softwares maliciosos que possam comprometer as aplicações e os dados corporativos.

Geralmente os produtos de segurança para servidores são mais robustos do que a segurança de endpoints e estão disponíveis para um conjunto muito maior de sistemas operacionais (Windows, Unix e Linux).