Steve Wozniak palestrou na Campus Party Brasil 2011

Steve Wozniak, cofundador da Apple ao lado de Steve Jobs, reiterou sua predileção pelos gadgets da empresa ao declarar que o iOS é “de longe o melhor sistema móvel lançado até o momento”.

Wozniak esteve na  quarta edição da Campus Party Brasil, que se encerrou no último domingo, 23.

Novidade seria se ele preferisse Android? Isso já aconteceu, num “mal entendido” há cerca de um ano, quando Wozniak declarou que o Nexus One – o superfone do Google – era seu “mais novo gadget favorito”.

Segundo Woz, como é conhecido o palestrante, foi apenas uma confusão.

“O iOS é o mais fácil para navegar. Eu me sinto mais confortável para achar as coisas nele. Eu uso Android há algum tempo e gosto dele. Mas eles se tornou tão fragmentado, com várias versões e aparelhos diferentes e isso acaba sendo uma experiência desagradável para o usuário. Por isso não vejo o Android entrando no meu coração da mesma maneira que o iOS”, declarou na Campus Party, segundo o site IDG Now.

Quando questionado sobre o mercado de tablets, dominado atualmente pelo iPad, também de sua ex-empresa, o engenheiro de 60 anos pediu paciência para ver como a situação ficará:

“Acho o iPad sensacional, mas temos de esperar mais pelo menos um ou dois anos para ver como o mercado ficará.”

Disputa acirrada
Android e iOS são os grandes oponentes do momento na briga pelo mercado móvel.

Segundo os últimos dados disponíveis da consultoria Nielsen, o iOS tem a maior fatia de mercado nos Estados Unidos, com 28,6% de mercado entre junho de novembro de 2010, seguido por RIM (Blarckberry), com 26,1%, e Android, com 25,8%.

Já entre os smartphones adquiridos no período, o índice do Android é maior, com 40,8% do mercado de novos usuários, enquanto o iPhone tem 26,9%, seguido pela RIM (19,2%).