Um estudo encomendado pela CA à Forrester Consulting acaba de avaliar o impacto, os desafios e os requisitos mais importantes da operação de ambientes virtualizados de TI.

A pesquisa mostra que a expansão da virtualização introduz “novos níveis de complexidade que ameaçam a qualidade, a confiabilidade e a segurança dos serviços”.

Além disso, revela que à medida que a responsabilidade sobre a produção passa dos especialistas para os generalistas operacionais, ferramentas de gerenciamento e automação tornam-se essenciais para minimização dos riscos.

“Os resultados refletem o valor crucial do gerenciamento para os ganhos de negócios com virtualização”, afirma Rosano Moraes, VP da unidade de Virtualização, Gerência de Serviços e Automação da CA para a América Latina.

A pesquisa foi realizada com 257 tomadores de decisão sobre processos de virtualização nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha e Japão.

Confira as demais constatações da pesquisa:

- A migração para nuvens internas exige mudanças nos processos e na gestão da automação: Entre os pesquisados, 28% planejam evoluir determinada carga de trabalho de produção, da virtualização para os serviços da computação em nuvem, nos próximos seis meses.

Para alcançar este objetivo, o modelo comum de desenvolvimento e de operações de serviços deve ser substituído por ferramentas de disciplina de processos, automação e gerenciamento self-service, além de mudanças organizacionais.

- Cobertura de domínios é crucial: entre os requisitos dos usuários de grandes empresas, é alta a porcentagem dos que apontam a necessidade de ferramentas que gerenciem componentes do serviço virtualizado, mas adjacentes ao servidor virtual, incluindo-se aí sistemas físicos, rede e armazenamento.

Para estes, a virtualização dificulta a separação entre os domínios.

- É necessária uma abordagem centrada na aplicação de ponta-a-ponta: os requisitos de negócios giram em torno das aplicações, não da infraestrutura.

Para a maioria dos entrevistados, a análise das aplicações está no topo dos recursos desejados para o gerenciamento da virtualização.

Os resultados completos do estudo podem ser conferidos pelo endereço abaixo.