A IBM firmou nesta terça-feira, 23, uma parceria com a Associação Comercial de Santos (ACS) para fomentar o avanço tecnológico na região.

O acordo prevê a implantação de projetos pilotos para o desenvolvimento colaborativo de sistemas em setores como o portuário e o de sustentabilidade.

A iniciativa faz parte do Programa de Arrendamentos e Parcerias do Porto de Santos (Proaps), que projeta o desenvolvimento de soluções em conjunto com empresas de diferentes segmentos.

Com a IBM, a meta é realizar treinamentos e criar um programa de incentivo para facilitar o acesso das empresas locais à plataforma Jazz, que permite o desenvolvimento de softwares por meio da integração de informações e processos colaborativos entre diferentes organizações.

“As soluções desenvolvidas com esta plataforma podem contribuir para a resolução de problemas da região portuária, como transporte de cargas e descarte de resíduos, além de incentivar a integração do porto à cidade e aumento da exportação de software”, afirma Roberto Argento, executivo da linha de Software Rational da IBM América Latina. “Vamos inserir Santos na pauta mundial de tecnologia de ponta”, complementa Michael Timm, presidente da ACS.