A Sonda IT foi a escolhida como consultoria de TIC da Arena Corinthians, estádio sede da abertura da Copa do Mundo de 2014 que está em construção, com investimento de R$ 820 milhões e previsão de conclusão em 2013, somando capacidade para até 68 mil pessoas.

Pelo contrato, a integradora será responsável por avaliar e auxiliar na decisão por toda a infraestrutura tecnológica a ser implementada no estádio.

O serviço consultivo vai da análise de viabilidade e aderência de tecnologias, até a avaliação de custo-benefício das demandas de TIC.

“Como uma consultoria independente, o objetivo é analisar os requisitos da Fifa, as necessidades do clube e orientar as melhores opções de recursos tecnológicos que garantam o retorno do investimento, geração de receitas e uso do legado pelo clube", explica Paulo Ferreira, diretor executivo da Sonda IT.

Ainda segundo ele, a integradora também será provedora oficial de tecnologia do Sport Club Corinthians Paulista.

Copa é com eles mesmo
Este não é o primeiro projeto da Sonda IT envolvendo a Copa de 2014.

Em julho deste ano, a companhia anunciou um acordo com a Furukawa e a Oi para um projeto de integração do Sorteio Preliminar de escolha das chaves de times para o mundial da Fifa.

O evento, realizado no Rio de Janeiro, contou com uma rede estruturada pelas três empresas: cabeamento da Furukawa, serviços de instalação e gerenciamento da Sonda IT e links da Oi.

A escolha das companhias se deu por licitação.

De sua parte, a Sonda IT instalou toda a infraestrutura de redes LAN e WAN, além do lançamento de fibras ópticas multimodo OM4 da Furukawa fabricante para a construção do backbone óptico, que interligou os switches centrais, roteadores e antenas às sete STAs – salas de telecom para centralização/distribuição das redes – em diversos ambientes, incluindo não só a sede do sorteio, mas também hotéis e outros locais.

No total, o projeto disponibilizou 1.640 conexões de dados e voz, usando 106.750 metros de cabos CAT.5e - UTP trançados de quatro pares e 5 mil metros de CI (cabos de múltiplos pares – 100/50 – em CAT. 3).

Além disso, outros 5 mil metros de cabo óptico com 12 pares de fibras multimodo OM4 sustentaram a infraestrutura para um tráfego de dados em velocidade de 10 GbE.

Também foram usados cerca de 200 equipamentos Cisco, de grande, médio e pequeno portes para o núcleo da rede e distribuição de acesso.

A obra para o evento oficial realizado pela Fifa foi construída em 30 dias, envolvendo o trabalho de mais de 40 profissionais só da integradora.

A empresa
A Sonda IT tem cerca de seis mil colaboradores distribuídos por 31 escritórios no Brasil, onde atende a 1,2 mil clientes ativos.

A companhia opera por três áreas de atuação: Serviços de TI, Aplicações e Plataformas, representadas, respectivamente, pelas unidades de negócio Sonda Procwork, Sonda Software e Sonda Telsinc – estrutura que contempla a Sonda Kaizen.