A Tata Consultancy Services (TCS) acaba de conquistar o mais alto grau de maturidade (nível 5) em dois dos três modelos do CMMI, para as áreas de serviços (CMMI-SVC) e desenvolvimento de software (CMMI-DEV).

O processo de auditoria levou cerca de três meses e envolveu diversas filiais da TCS, entre elas as operações do Brasil, México, Chile e Uruguai.

“Somos a primeira empresa do mundo da indústria de software a receber o nível 5 da certificação CMMI-SVC”, afirma N.Chandrasekaran, CEO mundial da TCS.

Agora, a companhia tem dupla certificação CMMI nas operações globais, espalhadas em 42 países.

Com o nível 5, atesta aprovação do certificado norte-americano para processos de BPO e serviços de infraestrutura.

Chandrasekaran destaca, ainda, que o aperfeiçoamento de processos utilizando o padrão CMMI resulta em melhorias no tempo e custo de performance, assim como na qualidade dos produtos e ROI.

“Mundialmente, contamos com um departamento chamado Process Excellence Group, responsável por garantir que as práticas pré-estabelecidas pela norma CMMI sejam aplicadas nos projetos desenvolvidos pela empresa”, ressalta o CEO.

A TCS é a empresa de TI do Grupo Tata. A companhia atua na entrega de serviços de TI, soluções de negócios e outsourcing, operando em 42 países.

Ao todo, a empresa conta com mais de 186,5 mil profissionais.

No ano fiscal 2009-2010, a TCS encerrou com faturamento de US$ 6,34 bilhões.

Na América Latina, o braço de negócios da empresa indiana opera em países como Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia e Equador, empregando mais de 7,2 mil consultores, que atendem a cerca de 150 clientes.

Só no Brasil, onde está desde 2002, a organização conta com mais de 800 colaboradores e cerca de 30 clientes, de segmentos como financeiro, Telecom, manufatura e serviços; a partir do Centro de Desenvolvimento em Barueri.

Além do CMMi 5, a companhia detém ainda as certificações máximas referentes à Segurança da Informação (ISO27001) e Gerenciamento de Serviços de TI (ISO20000).