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A NeoAssist, paulista especializada em ferramentas para atendimento ao cliente, projeta expandir sua receita em 130% este ano. A previsão é embalada pelo resultado do primeiro trimestre, quando a companhia cresceu 80% sobre o mesmo período de 2009.

Desenvolvedora de soluções direcionadas a contact centers e comércio eletrônico, a empresa oferece plataformas como o Sistema Inteligente de Atendimento, Gerenciador de E-Mail, Chat online, CRM,  sistemas de workflow e atendimento via SMS, além de um aplicativo que permite a consulta a telefones bloqueados para não receber ligações ativas de telemarketing.

Em 2009, a NeoAssist cresceu 75%. Disso, o Sistema Inteligente de Atendimento e Gerenciador de E-Mail representaram 50% do faturamento, enquanto as soluções de workflow ficaram com 40% e o Chat Online, com 10%.

Segundo Albert Deweik, diretor de Vendas da companhia, alguns dos fatores que contribuíram para a expansão foram a Lei de Regulamentação do Call Center, que gerou uma demanda maior por serviços de atendimento via Internet, e o bom desempenho econômico do país.

“Isso se reflete em investimentos feitos por companhias do setor para implantar tecnologias de ponta”, afirma o executivo, ressaltando contratos fechados, desde o ano passado, com clientes como Sacks, Extra.com, Sky, Fnac, Kraft Foods, GM, Semp Toshiba, Netshoes e  Multilaser.

Hoje, 40% das 20 maiores lojas virtuais atuantes no país são clientes da empresa.

Para 2010, a NeoAssist pretende que 55% dos negócios venham das vendas do Sistema Inteligente de Atendimento, Gerenciador de E-Mail e Chat online. Já 10% deverá vir de projetos especiais; 25% de workflow e 10% do sistema de consulta a telefones bloqueados.

O foco são as pequenas e médias empresas, já que, para Deweik, este mercado tem investido cada vez mais em e-commerce, devido à necessidade de reduzir custos e melhorar o atendimento.

“Na Internet a concorrência é diretamente com os grandes varejistas e, para o consumidor, a qualidade do serviço precisa ser a mesma”, afirma o diretor. “Atualmente, nossos principais clientes que se encaixam neste perfil são PortCasa, Giuliana Flores, Uniflores e Olho no Click”, complementa.

Conforme Deweik, as tecnologias da NeoAssist permitem automatizar funções e reduzir o tempo de resposta no atendimento. Só o Sistema Inteligente de Atendimento, por exemplo, é capaz de eliminar até 80% do fluxo de e-mails que uma empresa recebe por meio de um robô automático, batizado de NeoAsk, que interpreta as perguntas digitadas e apresenta respostas imediatas às dúvidas do internauta.

“Pela sua capacidade de diminuição de respostas manuais e padronização de respostas, a plataforma é o principal ativo de negócios da NeoAssist”, afirma ele.

Já o Gerenciador de E-Mail possibilita eliminar 100% do spam que uma empresa recebe, além de apresentar relatórios de produtividade por operador, departamento e outras funcionalidades.

O Chat Online, por sua vez, não requer a instalação de nenhum aplicativo na máquina do funcionário, além de oferecer integração com a base interna de inteligência das empresas, valendo-se, ainda, das funcionalidades do NeoAsk para análise de linguagem, o que permite sugerir ao atendente respostas para os questionamentos ocorridos durante a sessão de atendimento.