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O IBM Solutions Center de São Paulo realizou mais de 400 negócios em seu primeiro ano de operação.

Em 2009, o ISC recebeu mais de 1 mil visitantes de cerca de 370 empresas interessadas nos serviços da companhia, que a partir do espaço paulista disponibiliza 127 soluções – eram 50 na inauguração – com foco nos segmentos de finanças, telecomunicação, varejo, bens de consumo, setor público, segmento industrial/manufatura e concessionárias de serviços públicos.

Além dos aplicativos trazidos de outros países, o ISC também desenvolve soluções localmente, a partir de demandas específicas de clientes brasileiros. Elas englobam temas como integração de chão de fábrica com sistema de gestão corporativo (MES), solução antifraude baseada em biometria facial, gestão de TI com foco em eficiência energética (Green IT), sistema de billing para comunicação convergente e tecnologias bluetooth e 3G para operadoras, entre outras.

“Muitas vezes, o que faz a diferença para um cliente é nossa capacidade de entendimento claro de seus desafios de negócio e o acesso rápido à solução correta desenvolvida pela IBM em qualquer local do mundo”, afirma Elton Tiepolo, gerente de Soluções da IBM Brasil. “Com o ISC temos acesso a um grande volume de experiências e soluções, podendo adaptá-las e testá-las de acordo com a necessidade dos clientes locais”, explica.

O centro de soluções também abriga o centro de competência para mainframes (System z Center), o IBM Innovation Center, para suporte ao desenvolvimento de soluções baseadas em software IBM por empresas locais (ISVs), e capacitação tecnológica dos profissionais de TI e universidades, além do Technical Exploration Center, focado em melhores práticas de uso de software e aplicações da IBM.

O ISC integra uma rede mundial da IBM que inclui centros de soluções em Austin, Dallas e Hawthorne, nos EUA; Montpellier e La Gaude, na França; Zurique, na Suíça; Pequim, na China; Nova Delhi, na Índia, entre outros.