Porto de Santos

A Secretaria de Portos (SEP) contratou a Unisys para a realização de estudos portuários focados em um projeto para melhoria do sistema, segurança e troca de informações entre as operações de logística nos portos marítimos do país.

O contrato de consultoria, patrocinado pela Agência de Desenvolvimento e Comércio dos Estados Unidos (USTDA) e conhecido como “Carga Inteligente”, vai avaliar como os processos de negócios e tecnologias são realizados atualmente, e como podem ser otimizados para aumentar a segurança e eficiência das operações dos portos.

Conforme divulgado pela Unisys, a iniciativa é o primeiro passo para a criação de uma “simples janela para o compartilhamento de dados através das cadeias logísticas no país”.
 
Para isso, no estudo a Unisys examinará o ambiente do comércio exterior brasileiro e o movimento de carga transportada dentro do país, sugerindo soluções de integração e compartilhamento dos dados entre múltiplas partes interessadas.

Também serão apontadas as vulnerabilidades da cadeia de logística portuária nacional.
A empresa fornecerá, ainda, uma análise sobre práticas e tecnologias nacionais e internacionais para importação e exportação, além de ministrar um workshop de implementação de uma solução integrada para o aumento da segurança nas operações de logística dos portos.
 
O projeto integra os requisitos do sistema “Porto Sem Papel”, atualmente em desenvolvimento pela SEP e focado no provimento a organizações públicas e privadas de ferramentas para compartilhamento de dados logísticos.
 
A Unisys atuará na iniciativa com base na experiência que acumula ao longo de anos de projetos focados em tecnologias de monitoramento e rastreamento de cargas, incluindo RFID, dispositivos de segurança para contêiners e lacre eletrônico.

A empresa norte-americana, que também atua na otimização de data centers e aplicativos corporativos, além de oferecer serviços de outsourcing, integração de sistemas, consultoria, infraestrutura, manutenção e tecnologia de servidores de grande porte, emprega aproximadamente 24 mil colaboradores.

No Brasil, a Unisys mantém atendimento em Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Rio de Janeiro, Belém e Fortaleza.