A Dedini, fabricante de peças, equipamentos, plantas e unidades para o setor sucroalcooleiro, investiu cerca de R$ 500 mil na adoção de uma solução de automação da Lecom para seus processos de viagens.

O sistema Atos Lecom é 100% web e não apenas eliminou o uso de papel no processo, como também minimizou o tempo gasto nisso.

“Hoje, aprovações podem ser feitas em segundos, e o arquivamento das informações é feito sistematicamente”, ressalta Alexandre Incerti, coordenador de Projetos e Sistemas da Dedini. “Houve redução, em média, de oito para três dias no processo total”, acrescenta.

Segundo ele, o procedimento para viagens passa por uma série de etapas: o colaborador precisa preparar um roteiro com todas as informações a serem aprovadas, e o controle era feito via papel, com autorizações de solicitações e reembolso requerendo carimbo e assinatura do aprovador.

“Com o advento do e-mail, esse fluxo melhorou, mas era complicado armazenar e manter o histórico desses dados”, explica Incerti.

Hoje, por meio de uma conexão via VPN, os executivos da indústria podem dar continuidade ao fluxo mesmo fora da empresa, seja na aprovação ou no redirecionamento para outros responsáveis em situações de férias ou viagens internacionais.

O Atos Lecom também acabou com o problema de perda de documentos.

“Não há mais interferência manual e, consequentemente, não há mais problemas com redundância de informação”, relata Incerti.

A solução, atualmente usada por cerca de 150 usuários, também colaborou para que a Dedini implantasse novas regras para o fluxo de viagens, como por exemplo o limite do número de viagens para colaboradores com relatórios pendentes.

Isso, segundo o coordenador de Sistemas, aumenta o controle para o departamento financeiro e agiliza o reembolso dos colaboradores, quando necessário.

Incerti conta, ainda, que desde a implantação da solução já foram abertos mais de oito mil processos de viagens.

“Por conta de todos os benefícios apresentados, calculamos que em menos de 18 meses obtivemos o retorno do investimento no Atos Lecom”, finaliza o gestor.

A Dedini Indústrias de Base atua mantém seis parques industriais e dez fábricas instaladas, com unidades nas cidades de Piracicaba, Sertãozinho, Recife e Maceió.

A companhia atende a clientes de 40 países, nos setores de açúcar e etanol, alimentos, sucos e bebidas, biodiesel, cervejarias, cimento, energia e cogeração, fertilizantes, hidrogeração, mineração, metalurgia, petróleo, gás, petroquímica, química, siderurgia e tratamento de efluentes.

Já a Lecom oferece soluções de comunicação digital em um portfólio que, além do Atos, reúne também as ferramentas Lecom e-Procurement, e-Marketing, Força de Vendas e Projetos Transacionais, entre outras.

Com unidades em São Paulo, Campinas, Bauru e Joinville, a empresa atende a clientes como BMW, Melitta, Tupy, Lorenzetti, Votorantim e Penalty, entre outros.