A Brasilcap, empresa coligada do Banco do Brasil, substituiu seu antigo ERP pelo SAP, em um projeto de R$ 4 milhões realizado pela Sonda IT.

Conforme o diretor Comercial da Brasilcap, Joílson Ferreira, o sistema anterior era comum a todo o conjunto de empresas de seguros, previdência e capitalização, que tinham como sócio comum o Banco do Brasil.

Entretanto, à medida que as companhias foram ganhando autonomia e se separando por segmentos de atuação, surgiu a necessidade de gestão e tratamento das informações separadamente.

“O contrato que tínhamos com a fornecedora do antigo software previa o pagamento de licença adicional à medida que cresciam os ativos das empresas, tornando o fornecedor um sócio do nosso sucesso”, conta Ferreira.

Outra particularidade que tornava o ambiente instável incidia sobre a própria ferramenta, que recebeu diversos tipos de customizações, impedindo atualizações devido às especificidades e tornando-se uma plataforma ultrapassada, comenta ele.

Com o SAP, o quadro evoluiu, em um projeto dividido em duas etapas.

Na primeira, que será entregue ainda este mês, a Sonda IT deverá preparar todo o ambiente sistêmico para receber acessos de cerca de 240 usuários, além de realizar a integração com os sistemas legados que permanecerão ativos após o término da implementação.

Ainda nesta fase, a Sonda entregará, além do ERP, as soluções de suporte técnico para a monitoração e controle do ambiente SAP.

O segundo momento será de adição de melhorias e novas funcionalidades ao sistema, embora Ferreira não entregue detalhes sobre esta etapa.

“Nosso investimento no projeto inclui licença de uso, implementação e consultoria”, finaliza o diretor da empresa que foi eleita pela terceira vez consecutiva a maior de capitalização do país pelo anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico.