A Scopus Tecnologia, empresa de TI controlada pelo Bradesco, fechou 2011 com faturamento de R$ 569 milhões, aumento de 28% sobre 2010.

“O  índice é superior à média de crescimento do mercado brasileiro de serviços de TI”, ressalta Mauro Cremm, superintendente executivo da empresa.

Segundo ele, no ano passado a companhia também expandiu as operações para o México, onde agora tem três unidades instaladas, na capital e nas cidades de Guadalajara e Monterrey.

No país, a companhia também se expandiu: no fim de 2011, anunciou a abertura de um novo prédio para a matriz paulista, uma sede em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e duas regionais, em São Paulo e Cuiabá.

Com isso, a empresa passou a contar com matriz e mais 154 pontos de atendimento próprios no país.

Sul!

Nesta estrutura, destaca-se a região Sul, onde a companhia mantém unidades em Porto Alegre, Caxias, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e São Borja (RS), Maringá, Curitiba, Cascavel, Umuarama, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Londrina (PR), Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão (SC).

Divisões
Por áreas de negócio, em 2011 a unidade de serviços foi responsável por 75% do faturamento da Scopus.

Os outros 25% vieram de soluções, setor que registrou crescimento de 52% em relação a 2010, com receita de R$ 140 milhões no ano passado.

“Esse desempenho é resultado de nosso forte investimento no desenvolvimento de aplicações”, afirma Cremm.

Dentro desta estratégia, ele destaca a crialção de centros de excelência em software em Uberlândia e Barueri.

“Temos cerca de 130 pessoas nestes dois centros, que reforçam o time de desenvolvimento formado por mais de 270 colaboradores de curso superior distribuídos entre a matriz e o Rio de Janeiro”, completa o executivo.

Já na área de serviços de TI, a Scopus figurou como uma das dez maiores empresas do país, de acordo com a pesquisa Brazil Semiannual IT Services Tracker da IDC (referente ao primeiro semestre de 2011), que a colocou na 7ª posição do ranking.

No geral

A companhia emprega, ao todo, 3,5 mil colaboradores, atuando em consultoria, field services, help desk, W-Lan, staging, logística, instalação e outras áreas.

A carteira de clientes inclui nomes como Banco Ibi, braço financeiro da rede de lojas C&A que foi comprado pelo Bradesco; e a fabricante de impressoras Lexmark, entre outros, todos de grande porte.