Ricardo Lepper, CEO da SoftExpertFoto: Divulgação

A SoftExpert, de Joinville, acaba de incorporar as operações de software para gestão integrada da Xtrategus, empresa de Curitiba com a qual a companhia catarinense concorria no mercado latino-americano.

 

O acordo, de valor não divulgado, agrega de pronto uma carteira de aproximadamente 80 clientes da companhia paranaense à carteira da SoftExpert.
 
Conforme o diretor de Alianças Estratégicas da companhia joinvilense, Hermínio Gonçalves, o foco da parceria é o SMB - segmento ao qual pertence cerca de 96% da carteira adquirida da Xtrategus -, com oferta de todo o portfólio da SoftExpert de preferência na nuvem.
 
"Ofereceremos todos os modelos, mas a prioridade é a cloud computing, fomentada pela parceria que firmamos no ano passado com a Alog Data Centers Brasil", reforça Gonçalves.
 
Relembrando, a aliança com a gigante de data center foi anunciada em julho de 2011 e potencializou a oferta de serviços e soluções encabeçados pela SoftExpert Excellence Suite (SE Suite), voltada à gestão integrada de excelência e conformidade.
 
Por ser adaptável a regulamentos de diversos países, a suíte em nuvem é uma das apostas da companhia catarinense para crescer no mercado exterior, onde tem operações em mais de 25 países, contabilizando expansão de 145% nas vendas externas em 2011.
 
Com isso, hoje os negócios no estrangeiro representam cerca de 20% do faturamento da SoftExpert, mas a meta é elevá-los à metade do total em um prazo de três a cinco anos, no que a união com a Xtrategus também contribui, já que a empresa tem atuação no Chile, Bolívia, Argentina e México.
 
Segundo Ricardo Lepper, CEO da SoftExpert, o foco da solução de gestão adquirida em médias empresas também incrementa as projeções gerais da empresa para 2012, especialmente aliados à nuvem.
 
“O SMB é o segmento que mais cresce no emprego de práticas de gestão e qualidade, e que necessita de uma solução robusta, com baixo investimento em TI”, afirma o executivo. “Nós oferecemos uma opção de custo zero em infraestrutura interna”, completa.
 
Já Hamilton Barreto, presidente da Xtrategus, detalha que não haverá mudanças de marca, equipe ou administração em função da incorporação das atividades de software de gestão integrada à SoftExpert.
 
"Vamos atuar como revenda da SoftExpert, sendo responsável também pela atualização da base envolvida à nova tecnologia", destaca o presidente.
 
Além da divisão incorporada pelos catarinenses, a companhia de Curitiba também atua em computação em nuvem pela divisão IT Services, focada em soluções Microsoft, cloud e IaaS .
 
Nas diversas áreas de atuação, a carteira de clientes da companhia curitibana inclui nomes como Fiat, Correios, Petrobras, Itaú e Kelloggs.