Nilo GuimarãesFoto: Divulgação

A Ulbra acaba de fazer um upgrade de suas licenças do software de CAD 3D da SolidWorks, com adoção de 231 licenças do software na versão 2011 para os laboratórios de informática do campus de Canoas. 

 
Todas obtidas por meio da MAX3D, revenda Solidworks com sede em São Leopoldo e unidades em Caxias do Sul e Curitiba. 
 
"A Ulbra tinha SolidWorks, antes disso, porém eram poucas licenças educacionais de 2008, que não davam conta do uso simultâneo em seus vários laboratórios", explica Nilo Guimarães, diretor da companhia leopoldense. 
 
As licenças serão utilizadas por alunos dos cursos de Design, Engenharia e Arquitetura da universidade gaúcha, que até agora contava com algumas edições do software de CAD, porém na versão 2008 e em número reduzido, insuficiente para uso simultâneo nos vários laboratórios. 
 
Além do software, a MAX3D também fornecerá suporte aos usuários.
 
O upgrade, que segundo Guimarães é o maior já realizado junto a universidades parceiras, faz parte de um projeto lançado pela MAX3D ainda em 2010.
 
Na época, a companhia firmou uma parceria com diversas universidades do Sul, focada no SolidWorks Education Edition.
 
A ferramenta é uma versão de ensino do uso do software CAD, que só pode ser vendida para organizações do setor educacional.
 
Pela aliança, a companhia leopoldense oferece a solução às faculdades em condições especiais, na maioria das vezes, por preços reduzidos, em valores que dependem de cada contrato, obedecendo a variáveis como o número de licenças adquiridas. 
 
Em todos os casos, porém, o valor fica em menos de 5% do normalmente praticado em licenças comerciais.
 
Além da Ulbra, compõem o grupo de universidades parceiras no projeto diversas outras, como PUC-RS, UCS, UFSM e UFRGS.
 
A parceria prevê não só licenças mais baratas, mas também a realização de workshops, cursos e palestras pela Max3D para alunos dos cursos de Engenharia das instituições.
 
“O objetivo é capacitar os estudantes para que desenvolvam a habilidade de trabalhar com o SolidWorks ainda na faculdade, propiciando que cheguem ao mercado de trabalho com experiência adquirida”, destaca o diretor-geral da Max3D, Nilo Guimarães.