Tamanho da fonte: -A+A

Em meio a uma reestruturação geral de suas empresas, o grupo mineiro Regon adotou o ERP da Senior Sistemas, hospedado no modelo de Infraestrutura como Serviço (IaaS), no data center da CorpFlex.

A implantação teve caráter de urgência, já que o grupo possui empresas de diferentes ramos de atividade e precisava unificar a comunicação e a gestão.

“Não havia tempo hábil para a compra de máquinas. Em menos de 70 dias o sistema já tinha sido implantado e o grupo pôde contar com o gerenciamento de dados pró-ativo”, afirma o diretor da Unidade Senior de Minas Gerais, Marco Antonio de Oliveira.

Já Wemerson Calazant, controller geral da Regon, explica que a iniciativa facilitou a organização interna, evitou a necessidade da compra de equipamentos e garantiu segurança aos dados.

“Além de ter os bancos de dados hospedados em um data center gerenciado 24 horas, podemos acessar a interface de qualquer lugar do mundo, sem nos preocuparmos com antivírus e backup”, explica Calazant. “Também observamos uma progressiva redução de mão-de-obra e de custos com equipamentos”, comemora.

No Grupo Regon, 24 usurários têm acesso ao data center e 30 ao ERP. Já a área de TI se encarrega de treinar constantemente os colaboradores para uso das soluções.

“O setor de TI deve se preocupar em gerenciar informações e proporcionar a integração e treinamento de todos os colaboradores, a fim de garantir segurança para a tomada de decisões”, destaca Calazant.

O Grupo Regon é composto pelo alambique e parque ecológico Vale Verde, pela fábrica de ração Megazoo, pela Smart Logística, pelo restaurante Tip Top, de Belo Horizonte, além de um posto de combustível e seis fazendas de coco no Espírito Santo.

Com faturamento de R$ 200 milhões em 2009, o grupo espera alcançar os R$ 300 milhões em cinco anos.

Para isso, segundo Calazant, aposta na reestruturação da TI como base para organização dos negócios, expansão e criação de novas fábricas em São Paulo e no norte de Minas Gerais.
 
Os fornecedores
A Senior Sistemas é especializada em software para gestão empresarial. Com matriz em Blumenau, a empresa possui filial em São Paulo e unidades espalhadas pelos principais centros do país, atuando também no mercado latino-americano.

A equipe conta com 600 colaboradores diretos e mais de 100 canais distribuídos pelo Brasil, contabilizando 1,3 mil consultores credenciados.

Já a CorpFlex é uma operadora tecnológica que oferece soluções em Infraestrutura de TI como Serviço através de uma Plataforma de Serviços Colaborativos (PaaS).

A companhia está sediada em Barueri e possui uma carteira de 550 contratos, cujos serviços são utilizados por cerca de 25 mil usuários.