O norte-americano SAS é líder mundial em soluções de Advanced Business Analytics (ABA), com 35,2% de market share em 2010, segundo o relatório “Worldwide Business Intelligence Tools 2010 Vendedor Shares”, da IDC.

O índice aponta um crescimento de 10,1% na fatia de mercado da companhia de 2009 para 2010.

O estudo compreende a análise de três tecnologias padrões: Business solution (para solucionar problemas de negócios específicos por indústria/segmento); Data management (mineração e gerenciamento de dados) e Reporting (business intelligence e geração de relatórios).

“Soluções de inteligência analítica agregam aos clientes vantagens competitivas como identificação de novas oportunidades de negócio; conhecimento detalhado dos hábitos de consumo ou maior eficiência operacional”, afirma Jim Davis, vice-presidente sênior e VP de Marketing do SAS.

Atualmente, segundo o executivo, a empresa reinveste mais de 23% de seu faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento para ampliar o leque e a expertise de seus produtos.

Ainda conforme Davis, o SAS é o maior fornecedor independente do mercado mundial de Business Intelligence.

A companhia atende a mais de 50 mil clientes em todo o mundo.

No Brasil, mantém subsidiária desde 1996, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A equipe local conta com 180 colaboradores, que atendem também a cerca de 180 clientes nas áreas de finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação.

O relatório Worldwide Business Intelligence Tools 2010 Vendedor Shares completo está disponível no link abaixo, em inglês.