A Algar Tecnologia acaba de adquirir uma solução de colaboração web da IBM Brasil para otimizar a comunicação entre colaboradores e clientes.

Implementada com software IBM iNotes, a ferramenta irá permitir que a companhia realize um trabalho mais colaborativo e unificado, em uma estratégia que envolve três fases.

A primeira, finalizada em setembro de 2009, compreende serviços de messaging com acesso por meio da web e celular. Na segunda, serão lançados serviços de videoconferência desktop e comunicação ponto-a-ponto com vídeo e voz. Por último, serão integradas ferramentas de redes sociais ao serviço, completando o serviço de Colaboração Web da Algar.

O novo serviço da Algar contempla a integração de ações nos ambientes físico e virtual - tanto dentro das corporações quanto no relacionamento com seus clientes, parceiros e fornecedores.

“Por exemplo, todas as empresas clientes nossas terão à sua disposição ferramentas para desenvolver de forma muito rápida redes sociais para interação com seus diversos públicos”, explica Luciano Rodrigues, coordenador de Serviços de TI da Algar.

A nova oferta abrange acesso via Internet às ferramentas do iNotes, como correio eletrônico, agenda, mensagem instantânea e compartilhamento de arquivos.

Já Luismar Lima, gerente de vendas da IBM Brasil, afirma que os sistemas centralizados permitem aproveitar ao máximo os softwares envolvidos no processo, integrando novos processos à infraestrutura pré-existente.

“Com isso, você poderá construir soluções unificadas que facilitam a eliminação das falhas de comunicação”, explica Lima.

Há 11 anos no mercado, a Algar tem sede em Minas Gerais e atua nos segmentos de TI/Telecom, agronegócios, serviços e turismo. Ao todo, a equipe da companhia soma nove mil colaboradores.