Juliano Statdobler

A Unidas, especializada em soluções de gestão e locação de veículos, acaba de adotar o Qualitor, da gaúcha Constat, para otimizar sua estrutura de atendimento e entregas dos serviços de TI.

Conforme o supervisor de Infraestrutura e Suporte ao Usuário da companhia, Felipe Abreu, o software permitiu qualificar e agilizar o atendimento a uma média de 1,3 mil chamados/mês, ampliando a visibilidade do ambiente de TI no que diz respeito ao suporte ao usuário e à integração das áreas dentro do próprio setor.

“Desde a implementação, temos conhecimento do volume de chamados por equipe e onde estão as principais dificuldades”, explica Abreu. “Assim é possível focar nosso ponto de ação e proporcionar melhor resposta às áreas operacionais da companhia”, complementa.

Ainda segundo o coordenador, o Qualitor facilitou a identificação do histórico de chamados e pendências, tornando possível dar feedback em tempo real ao usuário e identificar morosidades no ciclo de vida do atendimento.

“O software possibilitou, ainda, a formalização dos atendimentos para liberação de acesso a sistemas e redes, facilitando as requisições de auditoria”, comemora Abreu.

Focada em gestão de atendimento para áreas como help-desk, SAC e ouvidoria, entre outras, a ferramenta da Constat conta com as versões Qualitor Free, compacta e de acesso gratuito; Qualitor Advanced+ITIL, Qualitor Vistor e o recém lançado Qualitor Start.

Esta última edição, focada no mercado de pequenas e médias empresas, é a aposta da companhia porto-alegrense para dobrar o número de clientes, hoje em torno de 160, dentro de um ano.

Além da Unidas, o Qualitor conta com clientes do porte de Lojas Colombo, Springer Carrier, Braskem e Akzo Nobel.

Na versão Start, segundo Juliano Statdlober, diretor de Tecnologia da Constat, a meta é atender ao SMB, ou a pequenos processos de grandes corporações, oferecendo recursos básicos de gestão de atendimento, redução na complexidade de implementação e funcionamento 100% web.

“A versão básica do Start, mono-usuário, é gratuita. Já a versão avançada atende até 10 usuários simultâneos, com investimento inicial de R$ 7 mil em licença”, destaca Statdlober..

O software conta com versões em português, espanhol e inglês, já que, além do Brasil, a Constat tem clientes em Angola, Portugal e Zâmbia.
Por aqui, a empresa que este ano projeta crescer 40% mantém sede na capital gaúcha, além de filiais em São Paulo e Caxias do Sul.

Já no portfólio, além do Qualitor atua em outras duas unidades de negócios: Fullservice, orientada a serviços de outsourcing, e Infraestrutura, focada em locação de ativos de TI. No total, a carteira de clientes ativos em todas as áreas soma aproximadamente 160 nomes.