A Bull e a CA Technologies firmaram uma aliança estratégica para oferta de soluções de nuvem privada.

A parceria inclui, por exemplo, um acordo de distribuição que envolve o portfólio de soluções de gerenciamento de virtualização e automação de serviços das companhias.

Nisso, está inclusa a CA Automation Suite for Data Centers, solução integrada para a gestão automatizada de data centers que suporta diversos ambientes computacionais, como Windows, Linux, AIX e outros tipos de Unix.

A oferta também agrega consultoria e integração baseadas nas soluções da CA para automação de serviços e gerenciamento de SLAs.

Além disso, Bull e CA vão dar continuidade à colaboração já existente em gerenciamento contratual de nível de serviços, já que a Bull possui um histórico de trabalho na implementação do CA Business Service Insight, antes conhecido como Oblicore Guarantee.

“Esta aliança possibilitará a ambas empresas a otimizar os silos das arquiteturas de clientes, ao mesmo tempo em que automatizam a maior parte de seus processos de gestão de TI”, afirma Rosano Moraes, VP de Virtualização, Automação e Gerenciamento de Serviços da CA para América Latina.

Segundo ele, após obter benefícios a partir da consolidação de servidores e da integração entre silos, muitas empresas se veem diante de novas questões geradas por “complexidades operacionais”, como virtual sprawl, virtual stall, otimização de capacidade e aumento de custos operacionais.

“A combinação de nossas soluções com serviços de integração da Bull torna as arquiteturas virtualizadas mais flexíveis, implantando uma nova infraestrutura que aumenta a produtividade da TI”, comenta o executivo.

Pelo acordo, a divisão Bull Advisory Services vai fornecer análises de ambientes de TI para adequação do melhor modelo de cloud para cada empresa, com recomendações que vão do conjunto serviços a serem oferecidos a uma nova arquitetura de referência, além de um modelo de ROI para a solução.

Assim, a implementação poderá incluir recursos dos mais diversos, como automação de processos, orquestração, padronização de provisionamento, gerenciamento de contabilidade/charge-back e gestão de recursos, bem como uso do CA Business Service Insight para o gerenciamento contratual dos níveis de serviços, entre outros.

“Muitos de nossos clientes já iniciaram a otimização de suas infraestruturas via virtualização para Windows, Linux e AIX. Para ganhar em produtividade, eles devem agora implantar repositórios de serviços e automatizar processos em maior escala”, comenta Philippe Miltin, VP de Soluções para Computação da Bull.

Conforme o executivo, a aliança com a CA garante este aumento de escala, além de agregar à oferta da Bull também suporte técnico, de vendas e de marketing.

“Além disso, as equipes de P&D das duas empresas trabalharão juntas e especialistas técnicos participarão de treinamentos e suporte técnico conjuntos, entre outras atividades em comum”, finaliza o VP.