A Symantec lançou nesta quarta-feira, 27, a nova versão dos produtos Norton AntiVirus e Norton Internet Security.

Entre os destaques estão novos recursos de detecção de ameaças, que incluem análise de reputação da origem de arquivos (Reputation Based Security) e rastreamento de downloads (Download Insight 2.0) e arquivos executados (System Insight 2.0).

"Também tivemos a preocupação de não emperrar a máquina do usuário com um antivírus pesado. É a última coisa que se quer: ficar travado no antivírus. O Norton 2011 não comprometer o boot, a navegação e a transferência de arquivos", prometeu Dave Cole, gerente sênior de produtos Norton.

Outra novidade é a análise de consumo de recursos do sistema pelos programas ativos. O Norton 2011 avisa se algum software estiver pesando na máquina e permite ao usuário desativá-lo rapidamente.

A empresa também anunciou alguns recursos gratuitos.

Um deles, o Power Eraser, é voltado para antivírus falsos, detectando e eliminando os scarewares.

Também foram apresentados uma barra de ferramenta que detecta downloads contaminados antes que o usuário comece a baixar o arquivo e um recurso de varredura por links inseguros no Facebook.

Os programas já podem ser comprados no varejo e na loja online da Syantec, além disso, o software está instalado em PCs da Positivo.

Usuários do Norton Antivírus 2007, Norton Internet Security 2007 ou versões mais recentes com uma assinatura válida poderão fazer o upgrade gratuitamente online.