A Intel  lança o Open FCoE, tecnologia gratuita para data centers virtualizados.

A ideia é permitir que todo o tráfego do data center rode em um único cabo, usando a família de Adaptadores para Servidores Intel 10 Gigabit Ethernet (10 GbE) X520.

“Redes unificadas permitem que os departamentos de TI criem super estradas flexíveis em data centers virtualizados ao consolidar múltiplas redes de dados e armazenamento em uma única rede 10GbE”, explica Kirk Skaugen, vice-presidente e gerente geral do Data Center Group da Intel.

A consolidação do equipamento de cabo, segundo ele, pode ajudar a reduzir o gasto mundial com TI em US$ 3 bilhões por ano.

“E os 122 mil quilômetros de cabos dos data centers globais economizados são suficientes para enrolar a Terra três vezes”, complementa o VP.

O lançamento faz parte da estratégia “Cloud 2015” da Intel e da Open Data Center Alliance, anunciadas em outubro passado.

Até 80% menos gasto com cabo
“O que é frustrante para os gerentes de TI é que a maioria dos dólares dos data centers é gasta com custos de infraestrutura, e não com inovação”, declara Skaugen. “Com o Open FCoE, os departamentos de TI podem reduzir custos com infraestrutura em até 29% e o consumo de energia em quase 50%”, afirma.

Além disso, segundo o executivo também é possível cortar gastos com cabos em até 80%.

O novo Open FCoE da Intel integra capacidades ao sistema operacional para fornecer uma rede unificada sem a necessidade de hardware proprietário adicional.

Em resumo, os departamentos de TI podem usar ferramentas de gestão comuns para redes de servidores e conectividade de armazenamento, ao mesmo tempo em que se integram com os ambientes de fibre channel.

A estratégia da Intel em virtualização conta, ainda, com parcerias com fabricantes como Cisco, Dell, EMC, NetApp, Oracle e Red Hat, que apoiam o lançamento do Open FCoE.

O pacote de software do Intel Open FCoE já está disponível como uma atualização gratuita dos atuais produtos da família X520.