Symantec protege dados não estruturados

28/01/2011 10:56

A Symantec lança o Symantec Data Loss Prevention 11, voltado à detecção e proteção de informações críticas corporativas.

A nova versão do pacote de segurança de dados inclui o Vector Machine Learning, sistema de monitoramento baseado em equipamentos (subcampo da inteligência artificial) que auxilia na detecção de ativos de propriedade intelectual difíceis de identificar.

Tamanho da fonte: -A+A

A Symantec lança o Symantec Data Loss Prevention 11, voltado à detecção e proteção de informações críticas corporativas.

A nova versão do pacote de segurança de dados inclui o Vector Machine Learning, sistema de monitoramento baseado em equipamentos (subcampo da inteligência artificial) que auxilia na detecção de ativos de propriedade intelectual difíceis de identificar.

A novidade também traz recursos do Data Insight, além de incluir medidas de segurança adicionais nos endpoints.

“Os dados não estruturados, como rascunhos, documentos de texto, fotos e vídeos,  crescem a mais de 60% ao ano e são difíceis de gerenciar e proteger. Muitas vezes, as informações mais valiosas de uma organização ficam escondidas nestes documentos, e os recursos de armazenamento para eles, em geral, são menos seguros do que outros repositórios de dados, tornando-os vulneráveis à perda decorrente de ameaças internas e externas”, explica Jon Oltsik, analista sênior do Enterprise Strategy Group.

O Vector Machine Learning garante a proteção deste tipo de dado, salienta o comunicado da Symantec sobre a nova solução, por meio da identificação e seleção de documentos críticos antes da tomada de medidas necessárias para protegê-los.

O recurso também pode ser condicionado por meio do estabelecimento de documentos de amostra, dos quais serão identificadas características e diferenças sutis entre os dados críticos e não críticos.

Isso elimina a necessidade de criar políticas baseadas em palavras-chave ou definição de  impressões digitais à medida que novos documentos são criados.

“A tecnologia Vector Machine Learning antecipa quais são os dados mais críticos recentemente criados tendo como base a capacidade de aprendizagem por equipamento e melhora de forma considerável a habilidade de uma organização para proteger os dados não-estruturados”, conclui Oltsik.

O Symantec Data Loss Prevention 11 também traz avanços no Data Insight, que identifica os locais onde os dados estão sob maior risco e notifica automaticamente os respectivos proprietários; e o novo recurso Risk Scoring, que seleciona as pastas por ordem  de prioridade que devem ser corrigidas com base na quantidade e relevância dos dados.

Para o endpoint, o Data Loss Prevention 11 agrega recursos como o Application File Access Control, que garante que aplicações como o iTunes, Skype e WebEx possam ser usadas pelos funcionários sem expor os dados críticos da empresa.

O Trusted Devices é outro recurso desta linha, permitindo a utilização de diversos dispositivos de armazenamento sem que os dados confidenciais possam ser copiados – o que é liberado apenas para os dispositivos pré-aprovados pela empresa.

O Symantec Data Loss Prevention 11 estará disponível no Brasil a partir de fevereiro de 2011.
 

Veja também

Investimentos na Symantec Brasil devem dobrar

A Symantec deve dobrar os investimentos no Brasil. A informação foi dada pelo  diretor-geral da subsidiária nacional Wagner Tadeu ao site Reseller Web.

Um dos destinos do investimento – cujos valores não foram revelados – será a área de pessoal, que deve crescer em 50% em 2011. Atualmente, a empresa tem 150 funcionários no Brasil. "Vendas, pré-vendas e canais serão priorizados na estratégia", disse Tadeu ao Reseller.

MRV protege rede com Softcorp e Symantec

A MRV Engenharia, construtora e incorporadora com negócios em mais de 75 cidades brasileiras, adotou soluções da Softcorp para proteger sua rede de Internet.

“Desenvolvemos um projeto para proteger todas as possíveis vulnerabilidades da rede”, afirma Bruno Castro, gerente de Soluções da Softcorp.

Comgás vai de Symantec e EZ-Security

A Comgás, distribuidora de gás natural de São Paulo, contratou a EZ-Security, integradora especializada em segurança da informação e disponibilidade, para integração das soluções de Netbackup e Enterprise Vault, da Symantec.

De acordo Jaime Mesquita, gerente de Tecnologia da Comgás, o objetivo é que o Netbackup, instalado no CPD da empresa, garanta a segurança do ambiente, reduzindo a perda de dados e aumentando a agilidade do backup com compressão dos dados do servidor.

Automatos firma parceria com Symantec

A Automatos, empresa de software para gestão de infraestrutura de tecnologia e segurança da informação, firmou uma parceria com a Symantec, especialista em segurança, armazenamento e gerenciamento de sistemas.

A aliança tem abrangência global e cria uma oferta focada em sistemas de gestão e correlacionamento de eventos, monitoração focada em tecnologia e inteligência para negócios.

Symantec e Acorp fazem parceria em SaaS

A Symantec Corp anunciou nesta quarta-feira, 15, parceria  com a distribuidora Acorp para comercialização do pacote de quatro soluções de segurança do Symantec Hosted Services no Brasil.

Fazem parte do acordo os serviços Hosted Email AntiSpam e AntiVirus, Hosted Web Security Service, Hosted Email Encryption e Hosted Email Archiving.

Segundo a Symantec, esta é a primeira parceria de sua categoria na América Latina.

Symantec lança o Norton 2011

A Symantec lançou nesta quarta-feira, 27, a nova versão dos produtos Norton AntiVirus e Norton Internet Security.

Entre os destaques estão novos recursos de detecção de ameaças, que incluem análise de reputação da origem de arquivos (Reputation Based Security) e rastreamento de downloads (Download Insight 2.0) e arquivos executados (System Insight 2.0).

Symantec aposta em OEM no Brasil

A partir desta quarta-feira, 27, data do lançamento latino-americano da nova linha Norton de soluções de segurança, todos os computadores que saírem da fábrica da curitibana Positivo com Windows 7 terão uma versão gratuita dos antivírus e outras ferramentas da Symantec válida por um ano.

Symantec: reputação no combate a malwares

A empresa de segurança Symantec, fabricante do Norton Antivírus, anunciou nesta segunda-feira, 18, uma tecnologia de segurança que utiliza a reputação baseada em web para combater a evolução de malwares.

Chamada de Ubiquity, a ferramenta aproveita padrões de uso de software de mais de 100 milhões de computadores de clientes da empresa e oferece proteção contra ameaças mutantes e micro-distribuídas.

Huawei Symantec abre no Brasil

A Huawei Symantec, especializada em storage e segurança de rede, acaba de abrir uma subsidiária no Brasil, em São Paulo.

Com o novo escritório, a meta da companhia é aumentar o faturamento no país em 70% em 2010.

Procergs: licitações compram Symantec

A Procergs realiza na quinta-feira, 01 de julho, três pregões eletrônicos focados na compra de produtos e serviços relacionados à tecnologia da Symantec.

Serão adquiridos 360 licenças de uso de software Symantec Opscenter Analytics 7.0 Xplat 1 e uma licença do Symantec Netbackup para uso ilimitado de servidores, além de uma empresa para manutenção e suporte técnico das licenças.

Mais detalhes sobre os editais pelo link relacionado abaixo.