A IBM anuncia um novo programa que promete tornar o investimento em uma solução de mainframe mais acessível. A oferta, batizada de System z Solution Edition, inclui pacotes que integram hardware, softwares e serviços.

Segundo a IBM, o pacote pode trazer uma redução de até 70% no custo final de uma solução de mainframe baseada em novas cargas de trabalho (new workloads) compostas por aplicações de data warehousing, aplicativos de desenvolvimento, Enterprise Linux, segurança e cloud computing, por exemplo.

Os valores dependerão da configuração do sistema e do tipo de workload. Também fazem parte do programa as aplicações ACI, SAP, WebSphere, GDPS e Chordiant.

“O programa reflete a estratégia da IBM em tornar a tecnologia de mainframe mais acessível às médias empresas, possibilitando a criação de data centers mais eficientes em termos de energia, segurança, confiabilidade e poder de processamento”, afirma Paulo Perini, gerente de Mainframe da IBM Brasil.

Ainda segundo ele, o uso de Linux na oferta possibilita uma redução no custo total de propriedade e otimização dos recursos da máquina.

“Hoje, mais da metade das cerca de cinco mil aplicações disponíveis para mainframe são baseadas em Linux. Mais de 40% dos novos clientes desta plataforma optaram pelo Linux em 2008 e a utilização do sistema operacional manteve crescimento de mais de 15% durante o primeiro semestre de 2009”, avalia Perini.